Modificações no GLPI 0.90.1

Olá galera!

As modificações realizadas por mim para versão 0.90.1 do GLPI.

Todas modificações foram testadas e validadas em produção e serão abordadas neste post.

  • Novos status: Em atendimento, Aguardando feedback e Lista de espera.
  • Novas ações automáticas para os chamados: closeticketfeedbackreturnticketfeedback.
  • Alteração na visualização da tela principal: Botão para criar chamado, alterado a posição da exibição dos chamados que estão aguardando “PESQUISA DE SATISFAÇÃO”.
  • Atualização da tela central de atendimento em tempos em tempos.
  • Adicionado opção para exibir ou não RSS na tela central.
  • Correção de alguns erros no CSS que achei pertinente fazer, caso não queira, basta não substituir a pasta CSS.

# Novos status

Acrescentado novos status “Em atendimento“, “Aguardando feedback” e “Lista de espera“.

2016-01-15_08-50-36

# Em atendimento

2016-01-15_09-04-01

# Aguardando feedback

2016-01-15_09-07-03

# Lista de espera

OBS: Esse status ainda não congela o tempo para SLA igual ao status “Pendente”. Breve irei voltar a essa modificação, porém altera muitos arquivos e ainda não consegui fazer funcionar.

2016-01-15_09-05-25

# Alterações na tela central

2016-01-15_08-46-27

Alterações:

  • Botão na central de atendimento para “Criar chamado”.
  • Alteração erá atualizada a tela principal do técnico em alguns minutos caso esteja configurado,
  • outra alteração corresponde a um erro no CSS e alguns acertos em querys.

# Ações automáticas

A ação “closeticketfeedback” é responsável por finalizar os chamados com status “Aguardando feedback” que por decurso de prazo e sem resposta do usuário será finalizado.

Obs: Utiliza o mesmo delay em dias dos chamados solucionados nas configurações da Entidade.

2016-01-15_08-54-59

A ação returnticketfeedback é responsável por retornar o chamado com status “Aguardando feedback” para “Em atendimento” automaticamente quando ocorre resposta do usuário.

2016-01-15_08-55-11

Observação: Para adicionar as ações acima, utilize o arquivo “insert_glpi_crontasks.sql”.

# Permitir exibição da RSS na Central

Essa alteração permite exibir ou não a aba “RSS” na Central de atendimento.2016-01-15_08-53-29

# Instalação e atualização

Para a instalação temos duas formas: uma é já possuir a versão 0.90.1 instalada e substituir os arquivos de modificação na pasta raiz do GLPI e a outra forma é pegar a versão Oficial e substituir os arquivos e depois efetuar a instalação.

Download “GLPI 0.90.1 - Modificada” glpi-0.90.1-thiagopassamani.zip – Baixado 1702 vezes – 1 MB


Quero pedir desculpas pela demora, mas foram feitos todos os testes com relação as modificações antes de liberar para download. Conto com a participação de vocês e peço que deixe um comentário caso seja aprovada as modificações feitas.




Até a próxima…

122 respostas para “Modificações no GLPI 0.90.1”

  1. Tiago, fiz o procedimento em meu GLPI 9.1 e tudo certo…. Para o plugin de Painel, você pretente acrescentar esses novos status?

  2. @emerson guimares: Se ainda não tiver resolvido, o problema é com a permissão da pasta Dashboard depois que se extrai o arquivo, precisa dar permissões a ela igual a de outros plugins, pelo que vi e usuário e grupo root (chown -R root:root /var/www/glpi/plugins/dashboard) e 775 (chmod -R 775 /var/www/glpi/plugins/dashboard
    ), aqui resolveu!

  3. Thiago
    Bom dia

    A rotina automática “CloseTicket” não está funcionando na versão 0.90.1, poderia me ajudar?

  4. Bom dia Thiago
    Para adicionar as ações acima, utilize o arquivo “insert_glpi_crontasks.sql”.
    como eu faço essa parte não entendi

  5. Boa tarde,
    Thiago, atualizei o glpi para 9.1.3, porem não estou conseguindo instalar o plugin painel, já tentei 3 versões mas nenhuma delas aparece no glpi, os demais plugins conseguir numa boa.

  6. Boa noite Thiago! Tudo bem?

    Este texto : “GLPI 9.1.1 Copyright (C) 2015-2016 Teclib’ – Copyright (C) 2003-2015 INDEPNET Development Team” que aparece na parte final da pagina do GLPI, pode ser alterado.

    Eu ja tentei alterar este texto diversas vezes, mas ele não aceitando as alterações.

    Teria alguma idéia de como alterar, ou não é possível?

    Obrigado!

    Leonardo

  7. Olá Thiago! Parabéns pelo seu trabalho , estou tentando fazer as modificações na versão 9.1.1 , com base na versão disponibilizada 0.90.1 . Mas não consgui fazer essa alteração !

    Alguma previsão de quando será liberado essa opção para a versão 9.1.1?

  8. Estou migrando minha base GLPI para a nova versão 9.1.1, e deparei com o seguinte problema: O plugin dashboard na aba –> Chamados por Grupo, não é retornado nenhum valor… Chamado Geral é retornado e Chamado por Entidade também é retornado. Acredito que o ID do grupo não é achado na tabela glpi.ticket, mais ainda estou no escuro com esse problema, Você pode me ajudar?

    A base do qual foi migrada estava na versão 0.84

  9. Thiago, bom dia.
    Primeiramente parabéns pelo trabalho de apoio que vem fazendo com os analista que buscam essa ferramenta como solução para suas empresas.

    Pode me dar uma ajuda em relação as notificações por email?
    A empresa que trabalho tem um servidor de email interno e o externo (LOCAWEB).

    Estamos desativando o interno e deixando nossa base somente com o email externo para todos.

    Notei que na fila de email, TODAS as notificações, utilizam um email interno para envio e não consigo localizar onde faço essa alteração. Pode me ajudar com esse item?

    Agradeço desde já.

  10. Olá Thiago, Parabéns pelo seu trabalho!
    Alguma previsão de quando será liberado essa opção para a versão 9.1.1?

  11. Thiago parabéns pelo trabalho que vem realizando junto a comunidade. Não trabalhava com GPLPI , mas venho a algum tempo acompanhando seu blog e a comunidade no Google+. Bom iniciamos a implantação aqui na empresa e gostaria de saber se esta customização adere a versão 9.1 do GLPI. Nesta versão existe aderência para a sua customização?

  12. Thiago muito bom , parabéns, gostei de suas modificações eu gostaria de estar implementando somente os status novos, como posso proceder, já baixei os arquivos que disponibilizou mais não substitui pois queria somente essa modificação.

    Hoje utilizo a versão 0.90.3

    Fico no aguardo !

  13. Bom Dia Tiago, trabalho em uma empresa de TI e nessa empresa prestamos suporte de infra para empresas, temos um novo contrato com uma empresa que utiliza GLPI na version 0.90.1 Copyright (C) 2015 By Teclib, que foi instalada pelo antigo técnico de informatica (não deixou nada documentado), a situação que esta acontecendo é a seguinte, alguma empresa abre o chamado até ai tudo bem, quando vai fazer alguma alteração dentro do chamado e salva o que foi alterado, alem dos envolvidos receberem um e-mail, as outras empresas recebem o e-mail, como é o primeiro contato com o GLPI preciso de um auxilio. Obs.: essas outras empresas não podem receber os e-mail.

  14. Olá Thiago, parabéns pelos posts. Sempre de alta qualidade.

    Estas alterações servem para a versão 9.1 do GLPI?

  15. Precisaria inserir um outro campo na categoria dentro do GLPI, eu verifiquei que havia versões anteriores que tinha dois campos, porem a minha versão so aparece um campo apenas.
    Teria como eu incluir um segundo campo ?
    A versão que uso hoje é a 0.90.5

  16. Thiago Bom Dia!
    Desculpe a demora para responder, quanto a estes status era só pq não vou usa-los então pensei em retirar, mais não tem problema. agora estou com problema no coletor de e-mail, ele não esta funcionando quando configuro imap>tls>ssl so funciona quando deixo imap e na porta 143, sabe me falar se tem alguma configuração a mais para fazer?

    Vlw Obrigado

  17. Boa tarde Thiago,

    eu utilizo a versão do GLPI 0.84.5

    Será que há problema em atualizar para a 0.90.1 ?
    Ou seria melhor fazer as atualizações anteriores para chegar na 0.90.1 ?

    Obrigado amigo.
    Abraço.

  18. Thiago, bom dia!
    Uma dúvida, o plugin gestioncatalogueservices que eu uso para criar regras e atribuir aos SLA’s não está disponível para a versão 0.90. Até tentei instalar, só que travou o meu GLPI e só voltou a funcionar quando desinstalei o plugin.
    Alguma ideia de como solucionar isso?

    Obrigado.

  19. Boa Tarde Thiago!

    Quanto ao plugin eu consegui resolver e e muito simples caso quira posso te mandar. Agora eu queria retirar o status Processando Atribuído e Processando Planejado, sabe se e simples retirar, e se vc pode me ajudar.

  20. @Thiago Passamani: Thiago Boa Tarde!
    Fiz a atualização de status e deu tudo certo, e que por sinal esta otima, parabens. Agora estou com um problema no plugin dashboard, quando vc vai tirar um relatório por localização por exemplo ele não enxerga estas alterações.

    Se puder me ajudar agradeço.

  21. Nao consigo fazer funcionar a parte do aguardando feedback, pos nao aparece a opção em ações automáticas.

    Meu GLPI e Windows

  22. Boa tarde Thiago,
    Estou com a versão 0.90.3 instalada em meu servidor, posso executar a instalação desse pacote ou existe incompatibilidade devido a versão?
    Desde já agradeço a atenção.

  23. Thiago,
    Bom dia,

    Esse ajuste pode ser aplicado na versão 0.90.3?
    Pois estou atualizei a pouco para essa versão e gostaria de evitar um downgrade, ou virá automaticamente na próxima versão?

    Desde já agradeço a atenção.

  24. Boa Tarde Thiago, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, ajuda bastante novos usuarios.
    Estou tendo problema para configurar o e-mail para envio das notificações, após preencher todos os campos rodo o teste para enviar e-mail ao Administrador e ele reporta um erro informando falha ao enviar o e-mail.
    Segue informações do Log

    Falha ao conectar ao servidor de correio em; localhost ; porta 25, verificar o seu ; SMTP ; e ; smtp_port ; configuração no php.ini ou usar ini_set ()
    backtrace :

    Estou testando em Localhost para depois implantar na empresa.

    Obrigado.

  25. Jefferson o status “Aguardando feedback” é apenas para separa do status “Processado (Atribuído)”, já a ação “closeticketfeedback” após o prazo estipulado no fechamento dos chamados solucionados ele irá fechar os chamados com status “Aguardando Feedback” que não possuem retorno do usuário requerente do chamado.

  26. Thiago

    Gostaria de fazer o que vc fez com o status “Aguardando feedback” no status “pendende”…
    “A ação “closeticketfeedback” é responsável por finalizar os chamados com status “Aguardando feedback” que por decurso de prazo e sem resposta do usuário será finalizado.”

    Não consegui interpretar sua query … poderia me ajudar ?

  27. Bom dia Thiago!

    Parabéns pelo trabalho eu já consegui tirar muitas dúvidas e solucionei problemas com os tutoriais feitos por você.

    Vamos lá

    Estou usando a versão 0.90 e não consigo alterar para encerrar automático o chamado no GLPI.

    O caminho que todo mundo ensina é:

    -> Administração -> Entidades

    No cadastro de entidades-> Aba Assistência-> Configuração de encerramento automático->
    Fechamento automático de chamados solucionados.

    Porém quando entro em -> Administração -> Entidades

    Não aparece o Campo Assistência e quando tento criar uma Entidade ele me retorna um erro ” Você não tem permissão para executar essa ação.”

    Obrigado pela atenção.

    Danilo Teruel.

  28. @beloti: Consegue resolver o problema, que no meu caso era: problema com a tabela: glpi_queuedmails.
    no log (sql_erros.log) estava com o seguinte erro:
    Error: Table ‘./glpi/glpi_queuedmails’ is marked as crashed and last (automatic?) repair failed

    Consegui resolver com o comando repair table ;

    abs.

  29. Boa tarde!

    Thiago Passamani, atualizei o GLPI para a versão 0.90.1 e após essa atualização não consigo achar a opção de “Regras de negócios para chamados”, isso para atribuir chamados automaticamente para o técnico. Você sabe me informar se há alguma opção semelhante na versão nova?

    Desde já, agradeço!

  30. Muito bom !
    Estou utilizando.

    Algo que me ajudaria ainda mais seria exibir o tempo que o chamado ficou com Status Atendimento na aba de estatísticas.

  31. Bom dia Thiago!

    Acompanho seu blog desde 2014, quando conheci o GLPI, e tem me ajudado muito desde então.
    Gostaria de saber como criar um status para classificar os chamados que foram abertos erroneamente.
    O status seria “Cancelado”.
    Tem como me informar sobre isso?
    Obrigado

  32. Bom dia….
    Você já usou o Plugin Painel (Dashboard) do GLPI?
    Observei que quando cadastro o endereço de uma entidade ele monta um mapa via Google Maps para que possamos acompanhar. Contudo observei uma falha e gostaria de sugerir uma mudança. Pelo que percebi o Plugin trabalha com o endereço digitado, mas existem bairros novos ou ruas com nomes parecidos e com isso ele não encontra o endereço de forma eficiente. Sugiro que ao cadastrar a entidade tenha a opção de informar as coordenadas geográficas do maps, pois assim não haveria possibilidade de erro e o plugin lesse estas informações ao invés do endereço.

  33. Bom dia Thiago
    Queríamos que o status do chamado fosse alterado automaticamente, quando os técnicos responderem o chamado alterar para o status pendente e parar de contar o tempo de SLA, assim que o chamado for respondido pelo usuário mudar o status novamente para em atendimento e voltar contar o tempo do SLA.
    Seria possível implementar isso?

  34. Boa tarde Thiago

    Atualizei a minha versão para o 90.1 e copie os arquivos e executei o script informado.
    Todos os itens aparecem conforme o seu post, a minha duvida e quando eu altero um chamado adicionando um acompanhamento ou tarefa o status do chamado não é alterado.
    Tem alguma forma de quando adicionar um acompanhamento ou tarefa ele alterar o status automaticamente?

  35. @Daniel Santana: Daniel, você fez algum teste com sucesso a respeito do envio de e-mail para o técnico e para o usuário? Acabei de atualizar o GLPI e estou enfrentando o mesmo dilema, o mais estranho que os envios de teste ao administrador são feitos com sucesso, porém a ATORES do chamado não recebem.

    Aguardo retorno.

  36. Bom dia

    Qual seu skype?
    O que queremos é que quando solicitamos alguma intervençaõ do usuário que pare de contar o tempo do chamado, e quando o usuário responder começa a contar o tempo novamente.

    Obrigado,
    Marcio

  37. Marcio Pires você precisa colocar como “PENDENTE” para não contar tempo de SLA. Nos novos status ainda não consegui “congelar” o tempo nos dois status (Aguardando Feedback e Lista de Espera), estou estudando como fazer.

  38. Daniel com relação a primeira e a segunda pergunta: Qual é a entidade que está sendo registrado o chamado e qual entidade está cadastrada para os técnicos? Pode ser que não estão selecionando a entidade para acessar.

  39. Boa tarde

    Estamos implementando os SLAs, mas no nosso GLPI que é a última versão não tem os 3 status novos, e dessa forma quando ficamos aguardando retorno do usuário fica contando tempo.
    Sabe como resolver isso?

    Obrigado,
    Marcio

  40. Passamani,

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Este é meu primeiro contato com o GLPI.

    Já cadastrei o catálogo de serviços, SLA, entidades, grupos e os usuários. No entanto estou com alguns problemas:

    1 – Cadastrei dois usuários com o perfil “Técnico” e ambos não recebem nenhuma notificação por email. Mesmo adicionando o grupo “Técnico” nas notificações. Inclusive não recebem notificação de um chamado alocado para ele.

    2 – Os dois usuários técnicos ao logar no sistema, nenhum ticket aparece. Porém no usuário administrador “glpi” tenho acesso à todos os tickets. Como faço para habilitar a visualização dos tickets para estes dois técnicos?

    Forte abraço!

  41. Tem nestas modificações existe a possibilidade de impressão do chamado para que possa ser assinado pelo cliente? Esta seria uma forma de atestar que o funcionário esteve no local com horário de entrada e de saída?

  42. Vinicius essas modificações são feitas por versão. Já solicitei que algumas delas vá para o Oficial, porém não é simples. Por enquanto tem que fazer as mudanças manualmente ainda.

  43. Lucas conforme te falei no Skype, para isso você precisa criar as Categorias e Localizações especificas na entidade filha e remover da entidade pai. Já as categorias e localizações padrões para todas as entidades basta criar na entidade pai e deixar marcado como SIM para compartilhar entre as entidades.

  44. Bom dia Thiago, tudo bem?

    Acabei de fazer o download da versão nova do GLPI (0.90.1) para atualizar o sistema que eu até hoje não consegui colocar no ar devidos a outros projetos. (rs)
    Ao substituir os arquivos contidos no arquivo .zip, ao acessar a aplicação está dizendo que no módulo de teste “testando a extensão Fileinfo”, > A extensão Fileinfo do seu interpretador php não está instalado<
    Sabe me dizer o que pode ser?

  45. Bom dia Tiago, fiz a instalação da versão 0.90.1, e queria tirar algumas duvidas sobre outros menus, como por exemplo o que seria uma SLA ? Há algum manual mais completo ? Não sou da área de ti então algumas coisas não compreendo e preciso de ajuda rsrsrs.

  46. Galera, boa tarde

    gostaria de solicitar sua ajuda em algumas coisas referente ao GLPI. Sou novo na utilização do sistema e estou tendo algumas dificuldades em alguns casos. Devido a estas dificuldades, gostaria de gentilmente solicitar a sua ajuda se fosse possível.

    1º) Tenho minha empresa que é a entidade pai (Ex: Soluções em TI)

    2º) Tenho meus clientes que seriam Entidades Filhas:

    Ex: 001 – Advocacia 3 Irmãos
    002 – Usinagem Hidraumig
    003 – Contabilidade Ferreira

    3º) Agora, vamos supor que os funcionários da empresa Usinagem Hidraumig, desejam abrir um chamado.

    4º) No chamado que eles forem abrir , temos o campo “Categorias”, com varias categorias para a solução de problemas. Algumas visíveis pra todos os clientes da entidade PAI e outras somente com soluções para Usinagem Hidraumig. Lembrando que as demais entidades não poderão ver aquela categoria referente a Usinagem Hidraumig. Somente para qual cliente ela foi designada, os usuários poderão ver.

    5º) Gostaria de saber se teria como eu criar desta forma.

    6º) O mesmo ocorre no campo Localização. Neste caso eu criaria Entidades dentro de localização e dentro destas entidades eu criaria setores. Por exemplo:

    001- Advocacia 3 Irmãos (Somente usuários desta empresa poderia ver os setores, abaixo)
    >>Setor de RH
    >>Setor Financeiro
    >> Setor Administrativo

    002 – Usinagem Hidraumig (Somente usuários desta empresa poderia ver os setores, abaixo)

    >>Setor de Projetos
    >>Setor de Usinagem
    >> Setor de Peças

    No sistema ha essa possibilidade, sem a criação de regras ou somente criando regras daria pra fazer este procedimento? Se for através da criação de regras, teria como você esta me auxiliando neste procedimento?

    A versão que é a GLPI 0.90.1

  47. Thiago, alguma solução para este problema que te enviei, porque só consigo alterar o status para (em andamento) quando desativo o plugin dashboard.

  48. Parabéns Thiago, ótimo post irá nos ajudar muito com certeza.. vc já conseguiu aplicar mudanças no CSS nos modelos de notificação de e-mail nessa versão 0.90.x ? utilizei o mesmo que estava utilizando na versão 0.84.x porém não funcionou muito bem.
    Abraço

  49. Boa tarde Tiago,
    focou show de bolo, realizei todos os testes aqui e deu tudo certo até eu instalar o plugin Dashboard, pois quando vou alterar o status do chamado ele não altera e fica sempre como novo, porem quando eu desativo o plugin Dashboard ele altera normalmente.

  50. Boa tarde, muito boa as alterações, vou instalar em ambiente de teste e depois vamos pra produção, gostaria de saber em uma atualização que tiver no glpi você vai acompanhar essas alterações ou é somente substituirmos novamente os arquivos?

    Grande Abraço e Parabéns

  51. Parabens tiago ficou muito bom, fiz os procedimento e deu tudo certo. “Show de bola”
    Melhor ainda se conseguissimos atribuir os novos status no painel e painel das metricas para acompanhamentos.

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