GLPI 0,83 disponível

Olá galera!

Nova versão do GLPI 0.83 disponível, lançada no dia 4 de abril de 2012.

Após vários meses de desenvolvimento, o projeto da equipe GLPI tem o prazer de anunciar o lançamento do GLPI versão 0,83.

Na continuação da versão 0.80, esta nova versão dá continuidade à implementação de práticas de ITIL melhores.

Aqui está uma lista parcial dos novos recursos oferecidos por esta versão com essencialmente o ServiceDesk:

  • ServiceDesk: Gestão dos bilhetes recorrentes para a manutenção regular.
  • ServiceDesk: Além de pedidos de gestão e incidentes, GLPI oferece agora problemas de gestão.
  • ServiceDesk: Os ingressos podem ser criados a partir de modelos pré-definidos.
  • ServiceDesk: Os modelos de ingressos gerenciar os campos obrigatórios e campos ocultos
  • ServiceDesk: Delegação de lei para a criação de bilhete
  • ServiceDesk: Verifique a disponibilidade de técnicos antes da atribuição de tarefas
  • Geral: Gerenciar vários endereços de email por usuário
  • Notas Gerais e itens da base de conhecimento gerenciado alvos (pessoas, perfis ou usuário)
  • Configurável Lifetime para notas pessoais e públicas: Geral

e muitas outras melhorias …

Veja o log de ​​alterações para mais detalhes.

Como de costume, o arquivo e documentação para a versão 0,83 estão disponíveis para download na seção “Download”

Agradecemos a todos que contribuíram para esta nova versão e, mais genericamente todos aqueles que regularmente apoiar o projeto GLPI.

Tradução (Google) do texto do site: http://www.glpi-project.org/spip.php?page=annonce&id_breve=266&lang=fr

127 respostas para “GLPI 0,83 disponível”

  1. estou com uma duvida .Quando eu abro chamado e clico em enviar a tela fica branca .Porém o chamado é aberto o que devo fazer?

  2. Olá Thiago, beleza?

    Cara, eu estou utilizando a versão 0.84.2. Hoje, aparentemente sem nenhuma razão, eu não consigo mais abrir chamados. Carrega, carrega e nada. Já conferi as configurações de acesso ao BD, e está tudo normal. Nos logs do MySQL, aparece o seguinte [Warning]:

    2016-03-29 01:32:10 29628 [Warning] IP address ‘IP-DO-SERVER’ could not be resolved: Name or service not known

    Será essa a razão? Eu até achei que fosse a migração do MyISAM para InnoDB, porém mudei todas as 242 tables para InnoDB e mesmo assim, nada.

    Pode me ajudar?

  3. sempre venho acompanhando seus tutoriais e post muito intuitivo aprendi muito so que fiz uma bobeira aqui, no meu GLPI fui excluir para criar novos usuarios e exclui todos ate o super admin, gostaria de saber se e possivel criar outro usuario glpi e como? obrigado

  4. Pessoal, estou com um problema o glpi quando faço uma reserva ou qualquer outro usuário que não tenha perfil de adm, ele salva a reserva porém não salva o campo do comentário.
    Alguém sabe o que posso fazer para habilitar o comentário para todos os usuários?
    Obrigado.

  5. Boa tarde Thiago,
    Estou com problemas nos comentários do empréstimo de equipamento, os colaboradores colocam comentários só que não ficam gravados, como posso resolver esse erro?.

    Obrigado.

  6. Olá, gostaria de saber como deixar o GLPI online pro pessoal da empresa mexer, também como deixar online usando No-IP. Se puder mandar um tutorial fico grato. vlw

  7. @Thiago Passamani: Thiago, poderia por gentileza me repassar a dica para acabar com a lentidão no uso de notificação do GLPI, sempre que ativo fico com uma lentidão acentuada em relação a abertura de novo chamado, acompanhamento e outras coisas que estão relacionadas a notificação.

    Grato desde já;

  8. BOM DIA THIAGO,

    TEM COMO ATRIBUIR OS CHAMADOS AOS GRUPOS AUTOMATICAMENTE DE ACORDO COM OS GRUPOS DO AD?

    GLPI VERSÃO 0.84.3

  9. Olá @Thiago Passamani

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo site e pelos tutoriais ja publicados.

    Minha dúvida é a seguinte…

    Uso a versão 0.84.7, e não consigo deixar o campo ” categoria ” obrigatorio, no momento da abertura do chamado… procurei … procurei mas não encontrei..
    Conseguiria me ajudar?? Ou alguém??

  10. Thiago

    Nos temos esse sistema usado no TI, porém o RH gostaria de usar o GLPI para uso de chamados, só que gostaríamos que as informações sejam acessadas de forma separada, somente o RH veja as informações do RH e TI veja da TI. Tem alguma forma de integrar dessa forma?

  11. thiago, vc sabe algum jeito de colocar os grupos na entidade?? tipos os usuários.. mas fazer isso com os grupo?

  12. Estou com problemas para fazer funcionar o envio de e-mails na versão 0.84.3.
    Alguém poderia me ajudar?
    Estou primeiro implantando o glpi em um laboratório virtual, e não tenho um e-mail corporativo para que eu possa testar.
    Eu posso usar um e-mail do hotmail, yahoo e etc?
    Alguém poderia me dizer como devo fazer a configuração?

    Desde já agradeço!

  13. Bom dia,

    Tenho um celeron 430 com 1gb de memória.Tenho pico de 14 usuários.Qual a configuração mínima que podemos utilizar.Está travando e não grava as informações.

  14. É possível instalar o GLPI em um servidor web, ou seja, fora da rede interna da empresa? Eu gostaria de instalá-lo no mesmo provedor pago que possuo o meu site hospedado.

    Obrigado!

  15. Thaigo! estalei meu glpi! mais nao esta rodando! quando digito a senha ele so da uma pagina em branco! pode me ajudar!

  16. Boa tarde,
    Não estou conseguindo configurar as notificações. Meu servidor é exchange e o smtp com tls. Quando configuro no GLPI para SMTP+TLS da o erro, Language string failed to load:tls . Já configurei com emails externos e também não funciona. Quando coloco Método de envio dos e-mails :PHP , ele diz que enviou mas não chega nada. Já não sei mais o que fazer. Já tentei vários procedimentos em relação ao TLS e nada funcionou.Tem alguma idéia do que posso fazer?Obrigado.

  17. Boa tarde Thiago! Toda vez que tento enviar um e-mail de teste em “Notificações”, após um longo período de espera, a tela de erro abaixo é exibida.

    O site encontrou um erro ao recuperar http://MEUENDERECO/glpi/front/notificationmailsetting.form.php. Ele pode estar em manutenção ou configurado incorretamente.
    Atualize esta página da Web.
    Pressione o botão “Atualizar” para reenviar os dados necessários para carregar a página.
    Código de erro: 500

    As configurações utilizadas são:
    Método de envio: SMTP+SSL
    Servidor SMTP: smtp.gmail.com
    Usuário: user@dominio.com.br
    Portas: tentei tanto a 465 quanto a 587. O que pode ser?

    Obrigado!

  18. @Leandro Vieira: Entre basta você se logar na entidade em questão e fazer o cadastro do computador nela.

    Depois vá ao perfil do usuario, exclua ele da entidade raiz, e vincule ele apenas a 1 ou + entidades que você queira.

    O glpi por padrão adiciona todos os usuario e computadores a entidade raiz, por isto o usuario mesmo estando na entidade ex : são paulo , ele tambem estara na entidade raiz, visualizando assim todo hardware nela cadastrada.

    Qualquer coisa, me mande um e-mail vai ser um prazer ajudar -> fernandoalexg@gmail.com

  19. OLÁ tigo me ajude pelo amor de Deus já tentei de tudo, eu não sei como vincular os computadores a outra entidade. eu não quero que o usuário veja as máquinas que nao estão em seu pólo, ele tem que ver as máquinas respectiva ao seu territorio POLO e não conisgo fazer isso. ele enxerga todas as máquias, então queria cirar uma entidade e relacionar s computadores a entidades como fasso isso?

  20. Obrigaodo mais uma duvida Tiago : agora com respeito a lentidão do GLPI é normal? como fasso pra que ele rode mais rapido ou fique mais rapido será que tem alguma outra configuração? eu instalei ele no ubuntu 11.04 está funcionando direitinho mais as vezes eu acho que ele é lento será isso normal? desde já agradeço por sua colaboração valeu, aguardo a resposta

  21. olá tiago se puder me ajudar eu agradeço, como fasso para aumentar o tamanho dos anexos do arquivo no Glpi, porque por padrão está 2megas e gostaria de aumentar, como fasso isso obrigado?

  22. Olá Thiago.
    Estou implantando o glpi na minha empresa e estou achando muito interessante esse programa. Queria sua ajuda para alterar a página de chamado padrão. Retirar uns campos, por exemplo, o campo categoria, e inserir outros, por exemplo, o campo ramal. Tem alguma configuração que possa ser feita, ou só mudando no código da página?
    Abraços.

  23. Bom dia Thiago, estou rodando a versão 0.80.5 em um Linux CentOS e está tudo redondo… porém está ocorrendo lentidão na hora de abrir um novo chamado, adicionar um follow-up ou atualizar informações em um chamado (por exemplo).

    Como povo tratar com essa lentidão? Atualizando para a versão mais recente irá resolver essa lentidão?

    Fico no aguardo

    Obrigado

    Att,
    André Guebarra

  24. Bom dia,
    Thiago, acho que você poderia tirar uma duvida que tenho no GLPI. Estou tentando implantar o sistema, mas antes da implantação verifico que por exemplo um perfil com um nível abaixo de outro digamos assim pode fazer alteração no usuário que esta no perfil acima. Vou colocar um exemplo:
    perfil administrador pode deletar um usuário super administrador e qualquer outro. gostaria de saber se é possível esse perfil administrador apenas visualizar o usuário que tem perfil de super administrador e fazer alteração nos outros perfil? ou seja é basicamente uma cascata SUPER ADMINISTRADOR gt; ADMINISTRADOR gt; COORDENADOR gt; HELP DESK gt; USUÁRIO. Onde nessa ordem que seria possível fazer as alterações necessárias.

    Você teria algum manual para fazer essas configurações? Ou pelo menos me indicar um caminho para fazer isso? Ah e é claro é possível fazer isso no GLPI?

    Muito obrigado pela atenção.
    Aguardo um retorno.

  25. Ola Thiago,
    Acompanho seu trabalho a alguns dias po indicação de um amigo e reparei que você manja muito de GLPI.
    Gostaria de sua ajuda para solucionar um problema, Instalei o Glpi em uma maquina virtual W7, estou configurando e estou com um bendito problema de enviar os e-mail, você já viu isto antes que sei, a versão que estou usando é a 0.83 e nao vai meu caro.
    Pode me ajudar?

    desde já agardeço a ajuda.

  26. Bom dia Thiago, parabens pelo seu excelente trabalho.
    Estou com o mesmo problema citado por WILLIAN, em 3 de maio de 2012 às 20:52, ou seja, estava tudo ok com o sistema, E NAO FIZ NENHUMA ALTERAÇÃO NA PÁGINA OU EM OUTRO LOCAL DO BANCO, MAS CRIEI O ARQUIVO boolean no /etc/selinux/targeted/booleans, para desabilitar o ação do SELINUX apenas sobre o APACHE. Aqui no nosso laboratório de homologação já aprovamos a utilização instalação e configuração do OCS + GLPI no CentOS 6.4 e Red Hat 6 ambos 64 bits.
    Estamos na fase de entendimento do funcionamento destas duas ferramentas, e fique suprezo com a mensagem abaixo quando tentei abrir o GLPI.
    ” A link to the Mysql server could not be established. Please check your configuration. Le serveur Mysql est inaccessible. Vérifiez votre configuration”

    Detalhe o OCS e GLPI estão na mesma máquina, o OCS está ok e trabalhando normalmente, mas o GLPI não consigo entrar.

    Não tenho maiores domínio sobre Mysql, apenas o básico. Gostaria de sua observação quanto a este problema

    Abs,

  27. Roberto nesse caso até faço, porém o GLPI pode não funcionar redondo devido utilizar esses STATUS para fazer várias funções em torno de relatórios, regras/filtros, sla e entre outros.

  28. Bom dia Thiago, já trabalho com o GLPI a algum tempo e aqui está redondinho, funcionando tudo perfeitamente, uso a versão 0.83.1, que não tem me causado nenhuma dor de cabeça mas, a gerencia da empresa me questionou , por questões de adaptação de alguns se não poderia modificar os status dos chamados, deixando apenas esses.

    NOVO
    PROCESSANDO
    SOLUCIONADO
    FECHADO
    PENDENTE (VENCIDO)

    Existe essa possibilidade ? é fácil fazer, pra que eu mesmo altere ou você tem disponibilidade pra fazer e agente poderia combinar um valor ou algo do tipo.

    Desde já agradeço, Roberto.

  29. @Thiago Passamani: Certo… eu dobrei as memórias do PHP e do MySQL e continua a lentidão…

    Caso eu tenha que desinstalar tudo e instalar de novo, basta fazer o backup através do Ferramentas –> Manutenção –> Dump SQL? Ou Qual o melhor caminho para salvar e restaurar depois?

    Não alterei nenhum arquivo do sistema, apenas adicionei uma página de apresentação (index.html) antes do login.

    O sistema é show de bola, estou gostando muito…

    E obrigado pela ajuda.

  30. Thiago, estou rodando a versão 0.83.4 em um WAMP com Win2008 tudo redondinho… porém está ocorrendo lentidão na hora de abrir um novo chamado, adicionar um follow-up ou atualizar informações em um chamado (por exemplo). Já fiz testes nos servidores Apache e PHP mas os logs de erro não retornaram nada substancial. Os dados são gravados (por ex: se eu for alterar uma informação em um chamado, essa informação é gravada, mas aparece a página de timeout do navegador e tenho que voltar para a página anterior ou atualizar a página do navegador). Já testei pelo Mozilla, IE e Chrome. Inicialmente instalei a versão 0.80.7 e em seguida fiz a atualização para a 0.83.4. Nem a instalação inicial e nem a atualização não apresentaram erro. Alguma idéia do que pode estar causando essa lentidão?

  31. Olá, Thiago.

    tentei enviar um mensagem através do contato, porém deu erro.

    Teria um e-mail que eu pudesse me comunicar com você?

    Agradeço.

  32. Oi Thiago, estou tentando mandar uma mensagem pelo contato, porém está dando erro.

    Existe alguma outra forma de contato com você sem ser por aquela ferramenta? Teria um e-mail que eu pudesse fazer contato direto?
    Agradeço.

  33. Thiago, bom dia!!

    Tentei usar o contato para falar com você, porém sem sucesso, então irei posta aqui minha duvida ou melhor, pedido de ajudar, rs, preciso criar uma tabela no BD do glpi e depois criar alguns campos no glpi para o cliente cadastra a versão dos softwares que ele utilizar, gostaria de saber quais programas são indicados para edição do BD e do glpi (no caso a criação da interface).

  34. Olá, minha duvida não é sobre a base de conhecimento. Aqui na empresa precisamos ter dois tipos de acesso (perfil), o suporte, onde nós podemos inserir e editar a base de conhecimento e os clientes que apenas podem ver. O problema é o seguinte, quanto eu coloco na guia Alvos os perfis Clientes e Suporte, o glpi duplica a postagem, se eu colocar 3 ou mais alvos o glpi multiplica a postagem, como se fosse uma para cada grupo,porém se eu editar uma edita todas, tem como colocar para apenas aparecer uma postagem indenpendente da quantidade de alvos?

  35. Gostaria de saber como faço para aplicar a seguinte configuração:

    Quero deixaro Configurado uma empresa e dentro delas os departamentos:

    Exemplo:

    Filial
    -RH
    -Administrativo
    -Compras
    -Vendas
    -etc
    Obrigado.

  36. Junior o GLPI é bem simples com relação a gerência dos chamados, basta acostumar. E já com relação a documentação e manual não tenho nada completo, mas o que pode ser feito é entrar no Grupo GLPI Brasil e trocar informações com o pessoal.

  37. Bom dia! Thiago, venho acompanhando seus posts sobre o GLPI, mas ainda estou meio confuso sobre cadastros e estrutura deles, pois gostaria de utilizar a ferramenta apenas para gerenciamento de Chamados, mas ainda não consegui entender bem essas estruturas, voce tem algum manual completo e bem detalhado em portugues? estou utilizando a ultima versão.

    Obrigado!

  38. @Thiago Passamani: Thiago, desculpa a demora para responder, acredito que seja alguma coisa no nosso servidor postfix, nós temos outro domínio de e-mail hospedado externamente que funcionou como SMTP e estou usando ele, e o postfix funciona como gateway de email.
    Começamos a usar essa semana o GLPI, muito bom, vai nos ajudar bastante esse sistema de chamados.
    Obrigado.
    Eric

  39. Thiago, desculpa a demora para responder, acredito que seja alguma coisa no nosso servidor postfix, nós temos outro domínio de e-mail hospedado externamente que funcionou como SMTP e estou usando ele, e o postfix funciona como gateway de email.
    Começamos a usar essa semana o GLPI, muito bom, vai nos ajudar bastante esse sistema de chamados.
    Obrigado.
    Eric

  40. Thiago,

    Aqui na minha empresa usamos o GLPI na versão 0.80.61.
    Atualmente apenas o setor de TI utiliza ele como gerenciador de chamados, porém nosso presidente solicitou que todos os outros setore usem, ou seja que possa abrir chamados para: financeiro, secretaria, operacional, etc.
    A minha pergunta é a seguinte: tem como dividir por Grupos? e na hora de abrir o chamado o usuário já setar pra que setor o chamado vai?. No menu assistência/chamados aparece todos os chamados, será possivel que a visão dos chamados fiquem restritas tipo, para quem vai administrar os chamados do financeiro? só ficar visivel para o gestor de financeiro os chamados para o setor dele?

    Preciso muito de sua ajuda,
    Fico no aguardo

    Alessandro Bezerra
    redes@literatus.edu.br

  41. Eric você está confundindo um pouco as coisas, o SMTP é para envio de email (no GLPI é chamado de notificação) e já o POP é para recebimento de email (no GLPI recebe o email e “transforma” em chamado registrado). Essa configuração que passou é para o recebimento de email, aconselho a ter uma conta especifica para o recebimento e outra para o envio de email.

  42. Bom dia Thiago,
    @Thiago Passamani: Boa tarde Thiago,
    ele apresenta “Falha ao enviar o e-mail de teste ao administrador” quando tento enviar via SMPT e via pop apresenta “conexão falhou” e o smtp está configurado da seguinte forma “Notifications / Mails Receiver

    Way of sending emails: SMTP (suporte@onixmetal.local)
    Mails Receiver
    Name:”suporte@onixmetal.com.br” Server:{192.168.3.10}SELECT INBOX Login:”suporte” Password:Yes Active:Yes

    Mas tentei outras formas e mesmo assim ele não envia.

    Obrigado.
    Eric.

  43. @Thiago Passamani:
    Boa tarde Thiago,
    na verdade ele não apresenta “Falha ao enviar o e-mail de teste ao administrador” quando tento enviar via SMPT e via pop apresenta “conexão falhou” e o smtp está configurado da seguinte forma “Notifications / Mails Receiver

    Way of sending emails: SMTP (suporte@onixmetal.local)
    Mails Receiver
    Name:”suporte@onixmetal.com.br” Server:{192.168.3.10}SELECT INBOX Login:”suporte” Password:Yes Active:Yes

    Mas tentei outras formas e mesmo assim ele não envia.

    Obrigado.
    Eric.

  44. Boa tarde,
    ababei de instalar o GLPI 0.83.2 no Debian Squeeze, ele funcionou normalmente junto com o OCS, só estou tendo problema para configurar o Gateway de email e o SMTP, nós usamos o servidor de email Postfix, mas o GLPI não comunica de jeito nenhum com o Postfix, gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

    Obrigado.
    Eric.

  45. Boa tarde,
    ababei de instalar o GLPI 0.83.2 no Debian Squeeze, ele funcionou normalmente junto com o OCS, só estou tendo problema para configurarr o Gateway de email e o SMTP, nós usamos o servidor de email Postfix,mas o GLPI não comunica de jeito nenhum com o Postfix, gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

    Obrigado.
    Eric.

  46. Antônio vou tentar responder todas as perguntas.

    1 – Uso como Grupo e fica mais fácil.
    2 – Para atribuir você pode criar uma regra/filtro pra atribuição automática.
    3 – O GLPI só exibi as informações do usuário se você tive cadastrado e se por o mouse em cima do nome do usuário ou da imagem “lupa” verde.
    4 – Existe a opção de “Chamados Recorrentes” que são chamado que repetem e também tem a opção na aba Problema de gerar um chamado a partir do outro, sendo analisado como problema.

    Creio que seja isso, qualquer dúvida é só comentar.

  47. Boa tarde Thiago!

    Primeiramente, parabéns pelas documentações do GLPI em seu blog!
    Continuando, fiz a implantação do GLPI na empresa onde trabalho. Porém, no sistema de helpdesk que tinhamos anteriormente (Track-IT), costumáva-mos abrir os chamados para os usários (pois eles não tinham acesso ao sistema), e ao informar o usuário solicitante, automaticamente carregavam as informações sobre o departamento do mesmo.
    No GLPI não consegui fazer isso funcionar. Minha pergunta é a seguinte:
    Como você costuma segmentar os departamentos de uma empresa no GLPI? Através de grupos, entidades, ou tem outro método?
    Eu já fiz as seguintes tentativas:
    * Criar uma entidade para cada departamento
    Com este método funcionou (em partes). O problema é que sempre eu tenho que trocar a entidade antes de abrir o chamado.
    * Criar grupos para cada departamento
    Quando eu seleciono o usuário requerinte, o grupo não é selecionado automáticamente. Tenho que abrir a dropbox de grupos e selecionar manualmente (deste modo eu poderia atibuir o grupo Compras à um chamado de um usuário da Diretoria, por exemplo).
    * Eu vi nas configurações de DROPDOWN que tem um cadastro de localidades, mas não consegui atribuir uma localidade ao usuário.

    Outra coisa que estavam pensando em fazer é adicionar uma opção do tipo “Clonar” (para fazer um clone de um ticket). Caso eu consiga desenvolver com êxito, postarei os resultados aqui para que todas possam testar.

    Obrigado pela atenção.

    Att. Antônio Marcos

  48. Thiago eu consigo acessar o GLPI 0.83 através da web em qualquer lugar fora da empresa? Se sim, o que devo configurar para acessar de fora?

  49. Olá Thiago, estou com um problema, estamos usando aqui na instituição a versão 0.80.2, e sem querer eu deletei um usuário que foi criado por mim mesmo, e por se tratar de um user importante, tentei recriá-lo, porém ele não me permite dizendo que o usuário já havia sido criado, tem solução pra isso? abraço grande!

  50. Grasiele, no caso do AD fiz da seguinte forma:

    Aba Principal
    Nome : Nome qualquer
    Servidor padrão : Sim Ativo : Sim
    Servidor : IP do Servidor AD Porta LDAP (padrão=389) : 389
    Filtro da conexão : (&(objectClass=user)(objectCategory=person))
    Basedn : dc=dominio, dc=com, dc=br
    rootdn (para conexão não anônima) : dominio\user (user com privilegios)
    Pass (para conexão não anônima) : Campo de Login : samaccountname
    Comentários :

    Aba Usuários:
    Sobrenome: cn
    Nome: givenname
    E-mail: mail
    Os demais deixei em branco

    Aba Grupo:
    Tipos: Em Usuários
    Filtro: (&(objectClass=user)(objectCategory=person))

  51. Ola Thiago e Grasiele, apenas para concluir minha participação. Consegui resolver o problema da importação do OCS em outro servidor. Além de criar um user no phpmyadmim com permissão de acesso a partir de qualquer servidor “%”, foi necessário atualizar o xampp no servidor do ocs, creio que as tanto as funcionalidades, quanto apache e mysql estavam muito defasados em relação as mesmas aplicações usadas no servidor do glpi.
    Outro fato importante, a importação através de outro servidor e bem mais demorada que a importação em localhost, portanto após conseguir a conexão do banco ao realizar a importação vale aguardar para que as primeiras informações apareçam eu logo desistia e concluía que não estava importando, mas na verdade eh demorado mesmo.

  52. Thiago,

    Bom dia

    Existe alguma maneira de o GLPI realizar uma abertura de chamado automática?
    Exemplo: A cada 3 meses o software abre um chamado para limpar a CPU. A cada 6 meses limpar cooler etc…
    Estamos ralizando um plano de manutenção e ete recurso seria interessante para nós.
    Agradeço sua ajuda.

  53. Valeu Thiago, porem descobri aqui o que era. Tive que criar um user no MySQL com privilégio de acesso qualquer servidor.

  54. Boa Tarde!
    Obrigado pela resposta!
    Thiago, os dois servidores estão pingando, estão na mesma rede e não tem nenhum Firewall entre eles.
    Editei o arquivo my.cnf dos dois servidores e comentei a linha que me falou porém ainda retorna que a conexão falhou.
    Teria mais alguma sugestão de teste?

    Obrigada!

  55. Alex no MySQL do Xampp tem um my.ini nele é necessário comentar a seguinte linha:

    #bind-address="127.0.0.1"

    que faz o MySQL responder pelo endereço IP dele e pode fazer as consultas externas.

    Veja mais no link:

  56. Grande Thiago, primeiramente obrigado pelo apoio e sua dedicação ao glpi.
    “Pingando” esta provavelmente eu tenha que liberar o acesso para conexão externa no MySQL. Pode me ajudar de que forma fazer isso? A Base do OCS está em Windows Server 2003

  57. Grasiele veja se os servidores estão “visualizando”, ping por exemplo. Veja também se está liberado o acesso para conexão externa no MySQL e se as configurações estão corretas.

  58. Meu problema é semelhante ao da Grasiele referente a integração com o OCS nesta versão 0.83 do GLPI. Ele não consegue fechar conexão com a base Mysql do OCS que está em outro servidor.

  59. Bom tarde Thaigo tudo bem?
    parabéns pelo blog, muito legal.

    Estou testando o GLPI para implantar aqui na empresa onde trabalho e estou com a seguinte dificuldade:
    Na parte de gerenciamento de modelos de chamados, queria poder criar meus formulários de acordo com a categoria que eu pré-deginir por exemplo
    em uma categoria que criei “Desbloqueio de usuário” queria colocar alguns campos por exemplo “Login”, “sistema”, “Setor” e por ai vai. queria realmente poder criar um formulário. Tem como fazer isso ?

    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog !! abraço

  60. Bom dia!

    Primeiramente agradeço a atenção! Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação ao GLPI! Estou testando o software na versão 0.83! Porém tentei realizar a integração com o OCS e o AD e não funcionou. No primeiro caso, ele não consegue fechar conexão com a base Mysql que está em outro servidor. No segundo caso, ele retorna que a conexão com o servidor de domínio foi realizada, porém não traz nenhum usuário para efetuar a importação. Alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo!?

  61. Eduardo faça sempre backup da base de dados e dos arquivos, depois sobrescreva os arquivos novos e será exibido na tela “Instalar” ou “Atualizar”, selecione atualizar e espere finalizar o processo e entre no GLPI.

    Com relação a atualização vai depender de sua necessidade.

  62. Willian quais arquivos você alterou? Caso não se lembre substitua novamente os arquivos da mesma versão e tente verificar se funciona.

    Na mensagem está apresentando problema na conexão com o MySQL, você deve ter excluido algo coisa de comunicação.

  63. bom dia Thiago,

    pelas pesquisas que fiz, acredito que você seja o melhor a me ajudar (pelo menos em PT_BR..rs).

    meu problema é o seguinte:

    minha empresa tem um server interno SMTP para envio de mensagens de sistemas (aqueles típicos no-reply). Em outros sistemas, tudo que tenho de fazer é informar o IP_SERVER, USER e informa que não há senha.

    fiz isso no GLPI porém, ele me retorna erro de autenticação. O que posso fazer? será que ele está passando algum outro valor para o campo senha ao invés de simplesmente tentar enviar sem senha?

    qualquer ajuda é muito bem vinda! abraços e obrigado pelos trabalhos já postados, foram de muita valia até o momento!

  64. Olá. Talvez seja uma dúvida infantíl, mas eu sinceramente já tentei de várias formas e não consegui entender o funcionamento do PLANEJAMENTO no GLPI.
    Estou utilizando a Versão 0.83. Alguém poderia me ajudar? em versões anteriores do GLPI o planejamento era feito quando adicionávamos um novo Follow-up, mas agora essa opção não existe mais.

    Se puderem me ajudar com isso, ou também enviar qualquer tipo de documentação a respeito do GLPI agradeço!

    jckmsantos@gmail.com

  65. Decupe estar comentando isso aqui, é que não estou conseguindo enviar e-mail pela pagina de contato.

    primeiramente parabéns, acompanho diariamente o seu site, principalmente agora que comecei a trabalhar com o GLPI. E é sobre ele que venho lhe enviar esse e-mail,
    até então estava tudo ok com o sistema, porem fui tentar fazer algumas alterações na pagina inicial (de login), fiz um backup do arquivo “index” da pasta raiz e alterei outro, porem a alteração que fiz não deu muito certo, então voltei o arquivo “index” que eu havia feito backup, só que não abriu mais a pagina e me apresentou essa mensagem de erro;

    “A link to the Mysql server could not be established. Please check your configuration.
    Le serveur Mysql est inaccessible. Vérifiez votre configuration”

    não sei oque fazer, será que você pode me ajudar?
    se sim, serei muito grato.

    Obrigado, e desculpa o incomodo!

  66. Boa Tarde! Thiago, tudo certo? Cara, tentei falar com você pelo contato mas não deu certo, tenho uma dúvida com relação ao GLPI, sera que pode me ajudar? Seguinte, atualmente estou usando a versão 0.80.2 do GLPI, vale a pena atualizar para a 0.83? Outra coisa, como faço para atualizar sem peder a base de dados? Tenho mais de 1500 chamados abertos aqui na empresa onde trabalho, e não gostaria de perder, hehe, pode me ajudar? Obrigado!

  67. @jose:

    José você tem a alternativa também fazer a hospedagem do GLPI Web, acho mais promissor se você avaliar o item segurança do seu Servidor.

    Isto vai da segurança do seu cenário atual.

  68. Olá Thiago, como vai?
    Aproveitando a carona e sua deixa na resposta sobre o questionamento do Reinaldo, gostaria de saber se é possível, após publicar e deixar o GLPI disponível online, eu configura-lo para que clientes abram chamados. Porém, assim como o Reinaldo disse, o pessoal da empresa “batata” só pode ver os chamados da empresa “batata”.

    Dá pra fazer isso tambem?
    Espero que sim… hehe

    Abraços e aguardo sua resposta quando puder!

  69. Reinaldo por nada. Para isso você precisa alterar o perfil dos atendente/helpdesk para que só visualize os chamados de seu Grupo, vai em “Administração -> Perfis” selecione o perfil do helpdesk e na aba “Assistência” procure por “Visibilidade”, altere o que você precisa com relação ao grupo.

  70. Mario testei o Ocomon a muito tempo, não sei te dizer as vantagens ou desvantagens. O GLPI ainda não é um sistema completamente “completo”, mas atende muito do dia-a-dia do profissional de TI.

  71. Bom Dia Vincius
    Ultilizo esta maravilha de ferramenta chamada glpi,mas tenho um pequeno problema preciso dar acesso de fora para os usuarios abrirem chamados via 3g e adsl,tenho um modem 500b e um roteador wifi dlink 635, redirecionei as portas e nada de acesso externo.
    Vc pode me ajudar .
    Abracos

  72. Fala Thiago!

    Funcionou cara, obrigado pela ajuda! Consegui instalar tudo certinho.

    —-

    Se possível, me tire uma dúvida..
    Supondo que eu tenha 4 grupos no meu AD, cada grupo com os seus respectivos usuários.
    No GLPI, é possível fazer com que esses usuários abram chamados e acompanhem o status dele? Se sim, é possível fazer com que, por exemplo, o grupo “Batata” só veja os chamados do grupo “Batata” ?

    Entendeu o que eu quis dizer ou ficou muito superficial?

    Ficarei grato se você me der um feedback, positivo ou não!

    Obrigado desde já!

    Abraços.

  73. Olá, Thiago!

    Seguinte… Tem como você me dar umas dicas?
    Como faço para configurar o GLPI para que todos os ticktes abertos sejam enviados primeiro para os gerentes de cada área antes de serem repassados ao setor de TI?

    Agradeço qualquer ajuda.

    Atenciosamente,

    Leonardo Metelys

  74. Thiago, bom dia!
    Estou começando a implantar o GLPI em clientes meus estou com uma dúvida:

    Criei uma regra dizendo que quando um chamado for criado com determinada urgencia, ele automaticamente estipulará um prazo de resolução do problema basiado na SLA definida na regra.

    Queria que esse tempo estipulado aparecesse no email que o usuário e o tecnico recebem dizendo que um novo chamado foi aberto. Como faço isso?

    Obrigado.

  75. Olá Thiago…

    Estou fazendo um trabalho sobre ferramentas de helpdesk… e estou precisando fazer um comparativo entre as ferramentas disponíveis que existe(ex. otrs, ocomon, etc), comparativos esses de cunho geral, vantagens e desvantagens.
    Você conhece algum site ou algo que fale referente a comparativos entre as ferramentas ?

    obrigado

  76. Alessandro nesse caso você precisa alterar o limite de upload do PHP e não no GLPI.

    No php.ini procure por:

    ; Maximum allowed size for uploaded files.
    ; http://php.net/upload-max-filesize
    upload_max_filesize = 128M
    

    No caso acima está liberado para 128Mb, lembre-se depois de salvar o arquivo PHP.ini reinicie o serviço ou o servidor.

  77. Thiago,

    Boa tarde

    Implantei o GLPI e já estou usando o sistema na última versão.
    Uso este sistema para gerir equipamentos médicos de um hospital de médio porte.
    Estou querendo fazer um upload de todos os manuais dos equipamentos para o GLPI, porém há uma limitação de tamanho. É possível permitir arquivos pdf com 20MB ou mais?
    Parabéns pelo seu site, aprendi muito com suas informações.

    Obrigado
    Alessandro

  78. Thiago, sobre a configuração da pesquisa de satisfação.

    Nesta versão ela contem nota, por exemplo de 1 a 5

    algo do tipo ?

    A minha eu habilitei porem nao aparece nehuma nota ou estrela, para o usuário adicionar ao finalizar o chamado.

  79. Reinaldo com relação ao SO (Linux) eu uso o Debian, mas pode ser qualquer um que você tem costume de usar. Nele você vai precisar de instalar alguns pacotes, mas não precisa do TOMCAT. E é possivel sim configurar o GLPI para enviar email e registrar chamados por email.

    Nesse link http://www.thiagopassamani.com.br/glpi/instalacao-do-glpi-no-linux-videotutorial-arthur-schaefer.html o Arthur Schaefer explica a instalação do GLPI no Linux.

  80. Thiago, tudo bem?
    Tentei entrar em contato com você através da sessão “Contato” do seu site, mas não estou conseguindo…

    Irei escrever aqui a minha dúvida, caso possa me ajudar…Obrigado!

    Boa noite Thiago, tudo bem?
    Meu nome é Reinaldo Mota, moro em Jundiaí-SP e trabalho atualmente como analista de infraestrutura em uma empresa de desenvolvimento de sistemas.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas contigo, poderia me ajudar por gentileza?

    Quero implantar o GLPI na empresa, pois já utilizei o sistema anteriormente, mas como usuário.

    Vou tentar te explicar o ambiente que estou planejando e perguntar em parênteses.
    – Criar uma máquina virtual em um servidor que possuo. (Dúvida: Qual distribuição do Linux é mais recomendável? Ubuntu, SuSe ou alguma outra?)

    – Após o SO ser instalado na VM, preciso instalar o Apache tomcat, certo?

    – Tenho um AD local. Seguindo seu tutorial (Integração GLPI e AD) é possível fazer funcionar o GLPI e configura-lo para enviar e-mails de workflow sobre o status de chamados, etc?

    Ficaria muito grato se me ajudasse!

    Obrigado desde já!

    Grande Abraço!

    Reinaldo Mota

  81. @Fernando Santos:

    Fiz mais algums teste, entrei no banco e deletei as chaves criadas, das anotações anteriores, recriei a chave que se refere a users_reminders.

    Ai funcinou.

    Até

  82. ESTA VERSÃO VEIO COM UM BUG;

    Ao adicionar notas publicas, mesmo listando por grupo perfil ou usuário separado.

    Ela nao aparece quando o usuário loga.

    Testem para ver se é so comigo mesmo.

    Parabens Thiago pelo excelente trabalha que vc vem execultando.

Os comentários estão desativados.