Backup e restauração no próprio GLPI

Boa tarde galera,

Muitos estão me enviando e-mail’s perguntando como fazer backup e restauração do GLPI, bom estarei ensinando de forma rápida e simples de como fazer.

OBJETIVO: Fazer backup do banco de dados através da ferramenta de administração do próprio GLPI e também ensinar como fazer a restauração do banco de dados.

Primeiro passo, vamos acessar o GLPI e procurar o menu “Administração” > “Dados”, conforme a figura abaixo:

Ao clicar em “Dados”, será exibida essa tela:

Já nessa tela existe duas opções “Dump SQL” ou “Dump XML”, eu particularmente utilizo o “SQL” e esse será nossa opção no momento. Clique no botão “Dump SQL”, conforme a figura abaixo:

Será exibida uma mensagem “Você tem certeza de que quer salvar o banco de dados Agora?”, clique em “OK” e aguarde.

Fazendo isso será exibido uma barra de progresso:

Aguarde finalizar:

Pronto o backup do banco de dados foi gerado e salvo dentro da estrutura “glpi/files/_dumps” como na figura abaixo:

Já no painel do GLPI será exibido dessa forma:

Nome do arquivo: glpi-VERSAO-DATA_E_HORA.sql

Tamanho:  Tamanho do arquivo gerado em KB

Data: Data e hora que foi gerado

Opções:

Deletar -> Deleta o arquivo;

Restaurar -> Caso queira restaurar na data do backup especifico;

Visualizar/Baixar -> Caso queira uma cópia do arquivo na sua máquina.

Veja figura:

Vamos cópiar o bando para nossa máquina para ter um “segurança” maior e para que você possa entender como funciona:

Ao clicar será feito o download do aquivo “.sql”, como utilizo o Firefox ficou assim o download:

Caso queira restaurar algum de seus backup’s feitos, basta verificar a data e clicar no botão “Restaurar”, veja a figura:

Logo será exibida a mensagem “Você tem certeza de que quer sobrescrever o bando de dados com esse arquivo glpi….sql?”, se você clicar no botão “OK” ele irá sobrescrever (Restaurando assim seu banco com a data do backup).

Bom espero ter esclarecido essa questão de backup e restauração do bando de dados do GLPI. Dúvida, sugestão ou crítica estou a disposição…

Até a próxima…

27 respostas para “Backup e restauração no próprio GLPI”

  1. Aline desculpe a demora na resposta. Pode ser configuração do MySQL que não permite vários acessos. Você pode criar um script de backup por fora do GLPI, fica mais rápido.

  2. Thiago, estou fazendo backup e faz 3 dias que ele esta em 36% eu vou em dados o tamanho do arquivo esta aumento em MB e a data e hora atualizados, mas nao sai dos 36%.
    O uso do glpi é constante por conta dos usuarios da rede que atendemos, então sempre tem alguem usando ou fazendo alteração, seria necessário parar algum serviço para fazer o backup ?

  3. Boa tarde, bom trabalho. Estou com um problema, ao tentar realizar o backup ele trava em 0% e gera um backup muito pequeno. Eu tenho uma maquina virtual clone um pouco antiga e nesta eu consigo realizar o backup completo sem nenhum problema. Não mostra nenhuma mensagem de erro. apenas não carrega.

  4. Boa tarde Thiago, tudo bem?!
    Uma ajuda sua seria de grande valor para mim. Começamos a utilizar o GLPI a pouco tempo(TI), porém já foi solicitado que criássemos outro sistema para que outro setor da Empresa tbm fizesse uso do mesmo sistema, porém em separado.
    Eis o que eu fiz, criei uma cópia dos arquivos do glpi em /var/www no meu servidor(logicamente com outro nome), e no phpmyadmin criei uma cópia do banco.
    Editei o arquivo config_db.php no novo diretório do servidor e indiquei para esta cópia do banco, porém ao acessar o sistema, obtenho a msg ‘GLPI – Mysql Error’. Saberia me dizer o que falta, ou o que fiz de errado?

    Desde já agradeço

  5. Fala thiago, boa tarde

    Poderia me ajudar por favor?

    Estou querendo mudar um pouco as frase contidas no GLPI, ja vasculhei a internet e n consegui, como e onde eu consigo fazer essas alterações?

  6. Olá Thiago,

    Não consegui identificar sua resposta quanto a existência de uma forma de fazer os backup automático no GLPI e determinar a data e o horário do backup.

    Obrigado.

  7. É possível fazer a importação de um GLPI e colocar em outro GLPI sem sobrepor as informações. O que eu quero é acrescentar as informações de GLPI em outro. Será uma centralização.

  8. Opa Thiago, eu tenho um GLPI de versão antiga 0.83.10 e tenho que transferir para a versão 0.83.6!
    Só que nesse processo de fazer o backup do banco de dados eu não estou conseguindo restaurar na versão nova! Queria saber se tem alguma alteração que deve ser feita previamente para poder realizar essa restauração!

  9. @Thiago Passamani:

    Thiago, em qual diretório ficam as figuras anexadas ao chamado ?
    Vou tentar recuperar estes arquivos no servidor antigo, caso eu consiga, basta copiar esta pasta para o servidor novo que tudo volta ao normal, ou seja, minhas figuras voltam a aparecer ?

    Obrigado !!!

  10. Bom dia !!!!

    Restaurei o meu backup, tudo parecia perfeito, mas ao abrir os chamados percebi que na aba DOCUMENTOS os DOCUMENTOS ASSOCIADOS sumiram, ou seja, o sistema mostra o link mas ao clicar aparece a mensagem ARQUIVO NÃO ENCONTRADO, alguém sabe a solução ???
    Ele faz backup dos arquivos associados aos chamados ???
    O que está ocorrendo ???

    Obrigado pelas respostas !!!!

  11. Olá Thiago

    Gostaria de saber se existe uma forma de fazer os backup automatico no GLPI?
    Determinar a data e o horário do backup

  12. @Marcelo Rocha: Na verdade o arquivo .sql fica no próprio servidor glpi (files\_dumps) e necessário ele lá dentro para o restore. Na verdade o que você está dizendo é que não tem a opção de procurar o arquivo a ser importado, no caso da sua maquina e não do próprio servido.

  13. Boa tarde, muito bom o exemplo e a explicação. Mas na grande maioria das vezes ao querer fazer um restore é porque foi perdida a base de dados.
    Neste caso, como se faz para restaurar o banco do GLPI, por exemplo, do arquivo .sql salvo em minha máquina. Não vi esta opção no programa. Obrigado

Os comentários estão desativados.