Abertura de chamados no GLPI via e-mail

Boa tarde galera!

Há muito tempo tenho o GLPI com essa função ativa e não venho utilizando ultimamente, porém com a nova versão do GLPI (0.78.1) ela veio com a novidade de ações automáticas que beneficia o seu uso e evita ficar baixando os emails manualmente.

Essa função facilita o uso do GLPI para usuário, pois às vezes o mesmo tem “dificuldades” ou “não é chegado a registrar o chamado pelo browser”, assim fica mais simples a abertura.

OBJETIVO: Configurar uma conta de e-mail para recebimento e abertura/registrar automaticamente dos chamados no GLPI por email.

REQUISITOS
É necessário uma conta de e-mail exclusiva para o recebimento do e-mail de registros dos chamados.

Aconselho utilizar os seguintes emails, veja o exemplo:

– glpi@dominio

– helpdesk@dominio

– ti@dominio

OBSERVAÇÃO: Lembrando que essa conta não deverá ser utilizada para outros fins.

CONFIGURAÇÃO

Vamos à configuração do “Gateway de e-mail”, que nesse caso será a conta de email que receberá os chamados.

Vá em “Configurar” > “Gateway de e-mail”, conforme a figura:

Configuração do Gateway de e-mail

Depois clique no botão “+” para adicionar um “Gateway de e-mail” (nas versões mais recentes é “Destinatários”), veja figura abaixo:

Nessa tela iremos inserir as configurações conforme a conta de e-mail e as configurações do servidor (POP ou IMAP), veja figura abaixo:

Essas são as configurações que estão descritas na imagem:

Nome: Chamados por email (glpi)

Ativo: Sim

Servidor: pop.thiagopassamani.com.br

Opção de Conexão: POP

Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX): INBOX

Porta (opcional): 110

Connection string: {pop.thiagopassamani.com.br:110/pop}INBOX

Usuário: glpi@thiagopassamani.com.br

Senha: ********

O tamanho máximo de cada arquivo importado pelo receptor mail: 2 MB (pode variar de acordo com a sua política de anexo do GLPI).

Comentários: Digite algo explicando o que essa função faz.

OBSERVAÇÕES:

Utilizar a função POP para baixar e excluir automaticamente os emails recebidos.

– Essas configurações podem variar de servidor para servidor, então sugiro que configurem de acordo com o seu servidor.

– A porta de acesso pode ser 110 ou a 995 (SSL).

– No usuário ele pode ser tanto digitado só o login como também pode ser login@dominio.

– Essa é a configuração básica para o funcionamento e está ativa e funcionando.

Depois de configurado, faça um teste enviando o email para a conta cadastrada no caso foi utilizada glpi@thiagopassamani.com.br, veja o exemplo:

Depois volte na tela do “Gateway de e-mail” e selecione “Chamados por email (glpi)” e clique no botão “Receber chamados de e-mail agora”, veja figura abaixo:

Tendo o e-mail na caixa de entrada (INBOX) o GLPI irá baixar e registrá-lo como um Ticket/Chamado e será exibido o número do registro no caso 9952, veja figura abaixo:

Depois clicando no número do chamado registrado será exibido suas informações, veja abaixo:

Outra coisa, quando o GLPI registrar o chamado o usuário será notificado por email com algumas informações referentes à sua solicitação, veja figura abaixo:

OBSERVAÇÃO: Lembrando que os usuários deveram estar com o email válido cadastrado no GLPI para que essa função venha a funcionar corretamente.

CONFIGURAÇÃO DAS AÇÕES AUTOMÁTICAS

Essa função faz com que você não precise baixar os emails manualmente, facilitando a administração e tendo todos os chamados registrados.

Só para verificar se a função de recebimento automático dos e-mails está sendo executada, acesse “Configurar” > “Ações automáticas”, veja a imagem:

Depois será exibida a tela com todas as ações automáticas que podem ser feitas pelo GLPI, porém iremos seleciona apenas a mailgate, veja figura abaixo:

Depois verifique se o status está como “Executando” e caso queira atualizar ou modificar essa opção de acordo com sua necessidade, fique à vontade. Veja a configuração mailgate:

Espero que gostem do post. Dúvidas, críticas ou sugestões. Comentem!!!

«Atualização»

Resolvendo problemas com o Mailgate bloqueado pelo sistema (Bloqueio do Sistema), confome o nosso amigo Edson Vidal existe um arquivo chamado “mailgate.lock” no diretório /glpi/files/_cron/ bastá apenas apaga-lo.

Novamente agradecendo a ajuda do amigo Edson.

«Atualização 27/01/2014»

Caso tenham dúvida para as versões novas consulte o site do Fernando Verga http://itbioenergia.blogspot.com.br/2013/12/glpi-abertura-de-chamado-atraves-do-e.html , que possui o post mais detalhado.

254 respostas para “Abertura de chamados no GLPI via e-mail”

  1. @Thiago Passamani:
    Olá Thiago,
    Tenho essa configuração no GLPI aqui da empresa, mas quando um cliente responde um e-mail de notificação do glpi, ele captura, anexa ao chamado como acompanhamento e cria um novo chamado com a mesma resposta. Sabe de algo que pode evitar esse problema?

  2. Maycon teria como me enviar um print da configuração do usuário PRTG no GLPI. E qual é o titulo do e-mail enviado? Pode ser que ele esteja atribuindo ao mesmo chamado sempre.

  3. Eu fiz o seguinte teste. A ferramenta PRTG já envia emails para mim, então, fiz um redirecionamento no meu email para enviar ao GLPI e consequentemente abrir um chamado. Não funciona. Se eu encaminho manualmente o email que recebo do PRTG ai o chamado é aberto. No mesmo teste, eu enviei um email de uma outra conta para o meu e funcionou. O chamado foi aberto. Curioso demais isso. Tenho outras ferramentas de monitoramento abrindo chamado no GLPI com base em emails e o PRTG é o único que dá esse problema.

  4. @Joel: Joel, estou com a mesma situação. No meu caso, quando a minha ferramenta de monitoramento o PRTG envia um email para o GLPI, o chamado não é aberto.

  5. Thiago, antes de mais nada, meus parabéns pelo site. O seu conteúdo é sempre muito esclarecedor.
    Estou com uma dificuldade para fazer com que o GLPI abra chamados da ferramenta de monitoramento PRTG. O sistema que utilizo e já funciona é por email. Todos os usuários conseguem abrir chamados quando enviado email para: ex: servicedesk@xxxx.com.br. O PRTG está configurado para enviar emails em determinada situação. Ele envia emails para os usuários normalmente e também envia para o servicedesk porém, o chamado não é aberto. Eu já identifiquei que o GLPI lê o email do PRTG porém não abre o chamado. Você já passou por isso alguma vez?

  6. Olá! É possível receber e-mail externos (qualquer domínio) e abrir chamado automaticamente?
    Criei uma entidade para receber e-mails de fornecedores e automaticamente gerar chamados. Porém os e-mails são recusados pelo GLPI.

  7. @Joel: Amigo, boa tarde…Não entendi bem sua pergunta, mas o e-mail de coleta tem que se diferente do e-mail do usuário que vai abrir o chamado, correto? Aqui na empresa esta funcionando perfeitamente (GLPi 9.1.1)…explana mais sobre como tu fizeste a configuração. Att

  8. Bom dia,

    obrigado pelo tutorial,funcionou!Só um problema: como faço para que o chamado criado seja direcionado somente para uma determinada entidade?

  9. Olá

    Estou com problemas na abertura de chamados via e-mail
    Configurei o destinatário (coletor de e-mails) para e-mail corporativo e outro com conta do gmail. Ambos coletam e-mails sem apresentar problemas.
    No cadastro de usuários os mesmos e-mails estão cadastrados com permissão de Super administrador.
    O Mailgate esta funcionando perfeitamente.

    Resumidamente todo o processo executa sem apresentar problemas, mas o chamado não é criado.
    O GLPI retira o e-mail da caixa de correio após realizado a coleta, mas não abre chamado.
    Acredito ser alguma configuração do GLPI mas não sei qual esta impactando.

    Alguem ja teve este problema?

  10. Obrigado Thiago!

    1. Cobrança e Aprovação.
    E ref. a Cobrança e Aprovação por e-mail? É possivel?

    Ou aprovação direto no chamado, como já há para aprovação da solução??

    2. Apontamento de horas.
    É possivel apontamento de horas em cada acompanhamento?

    Aguardo, obrigado!

  11. Olá,

    Essa funcionalidade também valida respostas por email após a abertura do chamado? ao usuário responder um tramite, irá registrar no chamado já aberto?

    Aguardo, Obrigado.

  12. Galera,

    Bom dia

    Tenho o glpi instalado aqui na empresa a vários meses e sempre funcionou, só que agora ele não está mais puxando os emails e está dando falha de conexão, alguém sabe como resolver?

  13. Olá Thiago !
    Seu tutorial foi primordial para que eu conseguisse configurar a abertura de chamados via e-mail, ainda estou acertando algumas coisas e tenho uma uma dúvida.
    A conta de email que eu devo utilizar para receber os emails dos chamados é a mesma das notificações ou podem ser contas diferentes?
    Para notificações eu tenho o email suporte@dominio.com.br cadastrado e para receber os emails criei a conta glpi@dominio.com.br.
    A dúvida é a seguinte, se a conta das notificações é diferente da conta para abrir os chamados, quando um usuário responder o email do chamado criado o mesmo seria recebido pela conta das notificações e o mesmo não seria adicionado no histórico do chamado.
    Não sei se consegui me fazer entender.
    Muito obrigado

  14. Boa tarde,
    Estou tendo um problema com a captura automática de atendimento, atualmente estou utilizando o XAMPP no Windows server 2012 R2, porem o mailgate nao executa sozinho, dessa forma sendo necessario atualizar manualmente.
    Todo o resto está ok.

    Gostaria de saber como posso fazer para que ele execute sozinho.

  15. Thiago, Tenho um problema no Glpi referente a abertura de chamado via coletor de e-mail.
    Quando o usuário abrir um chamado via e-mail e coloca outro em copia essa pessoa que está em copia entra como observador até ai normal.
    O problema é quando essa pessoal que estava em copia responde este e-mail gera outro chamado .
    tem alguma possibilidade de evitar isso ?

  16. Bom texto Thiago! Sempre uma referência em GLPI! Executei o tutorial mas me deparei com a seguinte situação:
    no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1″
    Minha versão é a 0.85.4 ambiente linux.
    Coloquei os seguintes parâmetros em Destinatários:

    Nome: ca.teste@xxxx.gov.br
    Ativo: sim
    Servidor: pop.xxxx.gov.br
    Opções de conexão: POP / SSL / NO-TLS / NO-VALIDATE-CERT
    Login: ca.teste@xxxx.gov.br
    Senha: *****

    Em Regras:

    ===Critério===
    – Corpo do email contém: RN0053
    – Destinatário de email: nomedodestinatario@dominio.com.br
    – Cabeçalho subject do e-mail: assunto

    Pode me ajudar por favor? Não sei mais o que fazer…

  17. Boa tarde Thiago,

    Estou utilizando a versão 0.90.3 do GLPI e configuração de e-mail esta correta quando faço o teste na configuração, porem quando um cliente abre um chamado o mesmo não envia a notificação por e-mail ficando parado na fila de e-mail, ja configurei o queued mail nas ações automáticas porem só envia quando executo o serviço manualmente, poderia me ajudar?
    Estou utilizando o mesmo com o Xampp.

  18. Passamani, boa tarde.

    Você tem o conhecimento se é possivel negar as imagens da assinatura de e-mail.

    Contece que quando o cliente responde, o GLPI recebe as imagens da assinatura de e-mail, tudo como anexo.

    É possivel barrar isso?

  19. Bruno eu aconselho fazer a atualização manual do GLPI, sobrescrevendo os arquivos. Já com relação a versão pode sim atualizar para a versão nova. Como é bom lembrar: Faça backup dos arquivos e do banco de dados.

  20. Thiago, consegui atualizar. Muito tranquilo. Agora eu tento adicionar uma fila de e-mail para poder incluir um email para puxar os chamados, mas o + para adicionar não fica ativo, fica apagado. Tu sabe o que é?

  21. @Thiago Passamani: Blz. Eu uso debian e se não me engano, eu instalei vei apt-get o GLPI. Procurei como atualizar meu GLPI no Debian e não consegui. Vi muita gente atualizando no ubuntu e tal… como eu faço para atualizar no Debian? Tem uma paster /usr/glpi que tem as informações do GLPI, como tem tb uma no /etc/glpi… como eu faço para atualizar no debian? Você sabe? E outra, posso atualizar da 0.83 para 0.90 direto?

  22. Boa tarde thiago,

    Quero abandonar o OTRS para usar o GLPI para abertura de chamados sendo que tentei com o email aqui do trabalho e do gmail, mas não consigo receber emails ou chamados no GLPI. Uso a versão 0.83.

    Alguma ideia?

    assim que cadastrei o email no GLPI e tentei fazer a conexão com para baixar os emails ou chamados, o gmail mandou uma mensagem dizendo que alguém que não tem os meios seguros de acesso tentou acessar o meu e-mail.

  23. Boa tarde Thiago,

    Parabéns pelo seu blog ele nos ajuda muito.
    Tenho o GLPI 0.90.1 instalado aqui na empresa, e estou tendo problema para receber os chamados via e-mail de forma automatica. Eu fiz a configuração do Gateway de email e quando clico em “Obter Emails” o glpi recebe os chamados, gostaria que o glpi recebe os emails sem precisar de fazer essa operação.
    Você consegui me ajudar nessa questão?

    Obrigado

  24. Thiago tudo bem?

    Estou com problemas para baixar e-mails como chamados no GLPI, o e-mails são enviados mas o GLPI não os baixa.
    Olhando os logs em /files/_logs/php-errors.log o seguinte erro é exibido:

    * PHP Notice(8): Unknown: SECURITY PROBLEM: insecure server advertised AUTH=PLAIN (errflg=1)
    Backtrace :
    :

    Já viu este problema?

    Obrigado.

  25. Olá Pessoal,

    Estou tendo um problema na abertura de chamados por e-mail, pois funciona muito bem, no entanto fica repetindo o chamado mesmo quando é fechado… como resolver isso?

  26. Boa noite Thiago,
    Primeiramente parabéns pelo site, show de bola.
    Eu, instalei versão 0.85.4 do glpi e só estou tento problema na abertura dos chamados automaticamente via e-mails! Os usuários enviam os e-mails para suporte e Eu só os recebo quando clico em “obter e-mails agora” dentro de destinatórios.
    Você sabe como resolver este problema?

    Obrigado.

  27. Caro Thiago, desde a versão 0.84 minhas “ações automáticas” não funcionam “automaticamente”.
    Já segui vários tutoriais da grupo do GLPI no +Google mas nada resolve e para o sistema abrir meus chamados recorrentes tenho que forçar a barra. Talvez essa falha se aplique a outras pessoas e irá impactar na tarefa “mailgate”.

  28. Caro Tiago, desde a versão 0.84 minhas “ações automáticas” não funcionam “automaticamente”.
    Já segui vários tutoriais da grupo do GLPI no +Google mas nada resolve e para o sistema abrir meus chamados recorrentes tenho que forçar a barra. Talvez essa falha se aplique a outras pessoas e irá impactar na tarefa “mailgate”.

  29. Veja se alguém consegue me Thiago.

    GLPI 85.4 – XAMPP + WINDOWS 2008 R2

    Eu configuro e-mail imap do gmail, Conecta tudo beleza.

    Na hora de abrir o chamado, quando eu vou na área destinatário, opção obter e-mails não importado aparece a seguinte mensagem:

    “Impossível atribuir o e-mail a uma entidade”

  30. Bom texto Thiago! Sempre uma referência em GLPI! Executei o tutorial mas me deparei com a seguinte situação:
    no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1″
    Minha versão é a 0.84.7 ambiente linux.
    Coloquei os seguintes parâmetros em Destinatários:

    Nome: ca.teste@xxxx.gov.br
    Ativo: sim
    Servidor: pop.xxxx.gov.br
    Opções de conexão: POP / SSL / NO-TLS / NO-VALIDATE-CERT
    Login: ca.teste@xxxx.gov.br
    Senha: *****

    Em Regras:

    Critério -> destinatário de e-mail é ca.teste@xxxx.gov.br
    Ações: Entidade baseada no perfil do usuário / atribuir / Sim

    Pode me ajudar por favor? Não sei mais o que fazer…

  31. Bom dia Thiago,

    Estou tentando configurar chamados por email porém só otenho a seguinte mensagem: “Não foi possível conectar ao servidor coletor de e-mails”. Meu serviço de email é Zimbra.

  32. Thiago, boa Tarde, tenho uma dúvida… Quando o usuário criar um email para abrir o chamado e nesse email ele adicionar mais pessoas, essas pessoas adicionadas entram no chamado como “Observador”, porém, se uma dessas pessoas responderem o email para todos, automaticamente, será enviado outro email para o GLPI e assim criando mais um chamado e assim por diante, é possível criar uma regra ou mexer em alguma configuração para que quando a pessoa adicionada no email responder para todos, essa resposta entre em Follow-up…

  33. Bom dia.
    Thiago preciso de sua ajuda, creio que eu que não esteja sabendo configurar.

    Estou usando o GLPI 0.84.7. A minha dúvida é o seguinte:

    Tenho a Unidade externa A, B, C, D e E. Gostaria que o usuário ao selecionar a categoria da chamada, conforme abaixo, o GLPI ja soubesse que o usuário João ao abrir o chamado, ele enviasse o chamado direto para o Técnico da Unidade que este usuário faz parte, por exemplo, a Maria é da unidade B, ao abrir o chamado, este caísse para o técnico Abel da unidade B, quando o João abrisse o chamado, fosse para o Técnico Caim, que é da unidade C e assim por diante. Pelo que ví, a única forma de fazer isso é criando a mesma estrutura abaixo, mas para as outras unidade, pois assim, faria a ligação do técnico por Categoria de chamadas.

    Categoria de chamadas:
    Hardware
    Hardware > Descktop
    Hardware > Impressora
    Hardware > Notebook
    Internet/Rede
    Internet/Rede > Liberação de Sites
    Software
    Software > A2O
    Software > B&P Agrícola (Pva Leste)
    Software > Domínio Sistemas
    Software > Onix Sat
    Software > Pacote Office
    Software > Repom
    Software > SAT
    Software > Viasoft

    Agradeço pela ajuda, abraços.

  34. Gostaria de verificar como consigo deixar por padrão “não” na notificação por e-mail no GLPI quando abrimos um chamado.

  35. Boa noite thiago, estou com problemas para configurar o email, estou usando o gmail, configurei a seguinte cadeia de conexão, conforme uma pergunta de um rapaz acima tbm
    que é a seguinte {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX, já habilitei no gmail o pop porém sem sucesso.

  36. Amigo primeiramente quero parabenizá-lo pelo material de grande utilidade e de fácil entendimento. porém após termino da instalação fui no Item Destinatário para configurar o recebimento de e-mails e esta aparecendo o seguinte ERRO “Seu PHP foi compilado sem suporte a funções IMAP”, ja instalei o php5-IMAP e o php5-IDAP mais mesmo assim apresenta esta mensagem,
    utilizo Ubuntu Server , e a versão do GLPI é a 0.84.7
    poderia me ajudar?

  37. Alguém aqui teve algum problema com o acompanhamento??, no meu caso o problema é o seguinte, quem mais envia emails e abre os chamados apos algum tempo para de receber os e-mails disparados, estou achando estranho que provavelmente daqui apouco todos não receberam mais emails,, alguém sabe algo a respeito disso?

  38. Caros,

    Alguém sabe me informar se tem como criar uma regra para o chamado que é gerado pelo e-mail utilize um determinado modelo de chamado ?

    Obrigado

  39. @Marcelo Brantes:

    Para aqueles que passarem pelo mesmo problema, ao mudar do servidor de windows para linux acabei tendo problema com algumas bibliotecas do PHP, que precisei instalar manualmente.

    Após isso, atualizei a versão do GLPI para 0.84.5, e passei a ter problemas com a autorização da conta do gateway de e-mail (chamado de Destinatários nessa versão) mantendo a configuração que eu usava na versão anterior. Nessa, eu precisei colocar “NO-TLS” e “NO-VALIDATE-CERT” e também mudei de IMAP para POP, e agora está tudo funcionando corretamente.

  40. Thiago, estamos com uma situação bem específica e gostaria de saber se consegue nos ajudar. O GLPI estava em um Windows Server com o Xamp Server. Porém tivemos um problema grave nele e acabei migrando a base (via backup e restore) do GLPI e o aplicativo para um Ubuntu com o Lamp Server. Habilitei a biblioteca IMAP e consegui entrar no gateway de e-mail criado no servidor antigo, e que funcionava perfeitamente, porém nesse server quando mando baixar os e-mail a única coisa que retorna é “Conexão falhou”. Há algum log que eu consiga mais detalhes dessa falhar? Procurei pelo sistema mas não tive sucesso.

  41. Boa tarde Thiago

    Fiz o procedimento, mas esta dando esse erro Endereço de e-mail : E-mail inválido

    O GLPI 0.83.7, tem como me ajudar?

  42. Thiago você tem que criar uma regra: Quando chamado aberto por Gateway/Destinatario X Adicionar Entidade. Outra coisa é verificar e o email cadastrando no usuário é o mesmo que está sendo recebido no gateway.

  43. Amigo Thiago Passamani primeiramente muito bom seu conteúdo. Fiz as configurações seguindo seus tutorial, o sistema recebe o email tudo blz. Mais dai vem um problema, ele não atribui o chamado do email recebido. Você saberia mim explicar qual seria o problema.
    Meu cenário.
    Glpi na versão 0.78.4 instalado com Xammp no windows
    Integrado com o AD

  44. Mário antigamente tenho um plugin em desenvolvimento de SSO, porém não foi a frente. Existe formas de fazer o GLPI para logar automaticamente, mas não sei se funciona 100%. O que pode ser feito é o registro por email, funciona muito melhor do que o usuário abrir pelo browser.

  45. Fabiano você pode criar uma regra “Regras para atribuição de um chamado criado através de um coletor de correios” onde o Critério “Cabeçalho do Subject do email” é “[CHAMADO]” ou criar uma pasta e no email CHAMADOS (com regra de para separa os emails) e na parte de Gateway de Email/Destinatários na opção “Pasta de e-mails recebidos (opcional, geralmente INBOX)” você coloca CHAMADOS. Testa ai e me diz se funcionou.

  46. Boa Tarde Thiago,
    Gostaria de esclarece uma duvida que tenho. Seria possivel a abertura de um chamado sem a necessidade do usuario fazer um login,esse seu metodo de abertura de chamados seria muito bom porem tem alguma configuração do GLPI de cria um “usuario generico” com um atalho no desktop sendo possivel abri ja formulario de chamado????

  47. Gostaria de saber se existe como fazer uma regra nos chamados via email de registrar apenas os emails que tiverem o assunto [Chamado] ou algo do tipo?

  48. Muito bom o post, mas tenho uma dúvida. Tem como criar uma regra para que o chamado só venha ser aceito pelo GLPI via email com alguma descrição no assunto?
    Ex. Aceitar email onde o Assunto tenha a descrição [Chamado]? Sem isso o chamado não será registrado?

    Agradeço desde já

  49. Thiago, Bom Dia!

    Configurei, só que a hora que coloco para receber da esta msg abaixo.

    Impossível adicionar. O usuário já existe.
    Impossível adicionar. O usuário já existe.
    Impossível adicionar. O usuário já existe.
    Impossível adicionar. O usuário já existe.
    Número de e-mails disponíveis e recebidos : 4

    Minha versão é GLPI 0.83.8

  50. Lucas qual a versão do GLPI que está usando, pois nunca tive esse problema. Verifica as regras se tem alguma coisa relacionada. Verifique se nas notificações o método é “EMAIL” em NEW TICKETS.

  51. Daniel essa é a configuração do Gateway do GLPI (recebimento de chamados) usando Gmail / Google Apps.
    Gateway de e-mail
    Nome : Google Apps
    Ativo : Sim
    Servidor : pop.gmail.com
    Opções de Conexão : {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX
    Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX) :
    Porta (opcional) :
    Connection string : {pop.gmail.com/pop/ssl/validate-cert/notls}INBOX
    Usuário :
    Senha :
    O tamanho máximo de cada arquivo importado pelo receptor de e-mail :
    Comentários :
    Última atualização :

  52. Olá, Thiago Passamani você saberia me responder quais são as configurações que ficariam se for um e-mail do gmail? pois fiz varios testes e sempre me informa Invalid email address.

  53. Prezado Thiago,
    Consegui configurar a abertura de chamados por e-mail com sucesso. Entretanto, um fato está me causando estranheza: ao criar um chamado pela interface web, o requerente recebe todas as notificações (follow-ups, atualizações…) normalmente. Porém, quando o chamado é proveniente de uma abertura por e-mail, o requerente não recebe nenhum tipo de notificação, apesar do chamado ser criado com sucesso. Já verifiquei as notificações, aparentemente está tudo ok. Você teria alguma dica para que eu possa solucionar o problema?

  54. Thiago, fiz todo seu passo a passo e não funciona o glpi espira a pagina do navegador e não retorna respostas.

    segue como configurei o gmail:

    Nome (Endereço de e-mail) adriano.sousa.aas@gmail.com
    Ativo sim
    Servidor pop.gmail.com
    Opções de conexão : “aqui tentei pop, ssl, sem ssl, sem o pop , notls…”
    Cadeia de conexão {pop.gmail.com:110/}
    Login adriano.sousa.aas@gmail.com
    Senha OK

    no aguardo!

  55. Bom dia,
    amigo, meu GLPI não mostra no menu configuração o link “Gateway de e-mail”, como posso corrigir isso ?

    grato

  56. E ai pessoal tudo bem?

    No meu caso ele até recebe e o email e cria o chamado, mas quando eu clico no número do chamado para obter maiores informações sobre ele, aparece um erro de permissão negada.

    Alguém sabe o que pode ser isso?

  57. Boa tarde

    estou com um problema mando o email para abrir a OS ele importa no GPLI mas não abre a OS quando vou em visualizar email no log aparece E-mail não encontrado. Impossível realizar importação

  58. Alguem já passou pela situação abaixo e tem condições para orientar-me?
    Estou incluindo um anexo de 60 kb no GLPI e quando tento abri o sistema apresenta o erro: “The image “http://caminho de acesso/front/document.send.php?docid=15&tickets_id=24″ cannot be displayed bacause it contains errors.”
    Aguardo retorno Obrigada

  59. Álvaro se no cadastro do GLPI tiver mais de um usuário utilizando o mesmo e-mail ele irá abrir o chamado para o primeiro nome em ordem alfabética. Nesse caso sugiro criar um grupo e adicionar o chamado a ele.

  60. Olá,

    Parabéns pelo site, nos ajudou muito durante a configuração da abertura de chamados por e-mail.
    Só que estamos com um pequeno problema que, talvez, vocês saibam solucionar:
    Quando enviamos e-mail para a abertura de chamado aparece mais de um requerente. Ex.: estamos em fase de testes para implantação, aí eu mando um email para o suporte.glpi@….. aparece meu nome como requente, de um colega que faz parte do grupo e ainda já me atribui como técnico responsável pela tarefa, mesmo eu tendo configurado para não atribuir chamados. Tem alguma ideia?

    Muito obrigado pela atenção

    abraço

  61. Olá Thiago,

    Sabe me dizer se existe a possibilidade da resposta de um Follow-up de um usuário o GLPI buscar apenas o corpo da mensagem que o usuário digitou? tentei ver isso em regras de e-mail mas não encontrei nada, toda vez precisa apagar uma grande quantidade de informação desnecessária para ficar certinho no chamado. Pode me ajudar??

  62. Boa tarde Thiago.
    Estou com problema na configuração do meu Gateway de e-mail; quando clico para receber e-mails agora, ele fica carregando e retorna um erro dizendo que o site está fora do ar. Desde já agradeço sua ajuda.

  63. Thiago, primeiramente queria parabenizar pelo site, e pelo seu trabalho, está de parabéns. No mais gostaria da sua ajuda se possível. Instalei o XAMPP em uma máquina com o Windows 7 e posteriormente descompactei o GLPI na pasta htdocs, até ai beleza. Parametrizei o sistema do jeito que achei melhor, quando fui configurar o gateway de e-mail apareceu a mensagem “Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP” infelizmente não encontrei a solução pro meu problema.

  64. Senhores, bom dia.

    Percebi que muitos de vocês estão recebendo o erro ” CONEXÃO FALHOU”.

    SEGUE A SOLUÇÃO.

    Em -> OPÇÕES DE CONEXÃO SELECIONE DA SEGUINTE MANEIRA.

    POP -> NO-TLS -> NO-VALIDATE -CERT

    Ai basta adicionar as opções de porta , usuario e senha de acordo com seu servidor.

    Fazendo desta maneira, o glpi ira receber os chamados corretamente.

    Espero ter ajudado Abraço

  65. Pessoal,

    Para aqueles que estão tendo problemas com o mail gate não está executando automaticamene vou explicar o que ocorre:

    O motivo é que ao configurar o modo de execução como GLPI o mailgate só será executado quando algum usuário estiver logado nos sistema. Para que o mailgate funcione automaticamente independente de um usuário estar logado ou não é necessário que o modo de execução esteja configurado como CLI.

    O próximo passo é configurar o seu servidor para executar o servico de ações automaticas a cada 1 minuto.

    Windows:
    Acesso o Agendador de Tarefas do windows
    Crie uma nova tarefa que execute via arquivo binário do php.exe o script crontask.php de acordo com o tempo que você quer que ele busque por novas mensagens.

    Exemplos :
    Caso o seu php seja instalado a parte:
    “c:/pathtophp.exe c:/web_folder/glpi/front/crontask.php ”

    No Wampp:
    c:/wampphpphp.exe c:/wamp/www/glpi/front/crontask.php

    No Xampp
    Run : C:/xampp/php/php.exe -f crontask.php
    Start in : C:/xampp/htdocs/glpi/front

    Fonte:
    http://www.glpi-project.org/wiki/doku.php?id=en:config:crontab

    Espero ter ajudado a todos.

  66. Olá Thiago,
    Em primeiro lugar parabens pelo post, realmente está muito bom… estou enfrentando um problema muito estranho, o mailgate esta configurado corretamente o status esta agendado mas, por algum motivo o proximo agendamento não é executado, ou seja somente se eu clicar em executar o status fica assim: Próxima execução : Os mais breve possível (29-03-2013 13:00) – Executar
    tempo de atualização setado aqui é 1 min. o gateway de email esta funcionando sem problemas, se há um chamado “na fila” para ser aberto e se eu manualmente executar o mailgate ele é enviado sem problemas vc teria alguma idéia do que esta acontecendo? para deixar a execução automática?
    Desde já agradeço
    rafael

  67. Boa tarde Thiago, eu configurei o receptor de e-mail, mas a ações automaticas não esta funcionando, nem para o OCS e nem para o mailgate, esta configurado ali tudo certo e agendado, você sabe o que posso fazer para funcionar as Ações automaticas novamente no GLPI

  68. Olá

    Posso ter vários usuários LDAP num único email como se fosse uma lista? Por exemplo: tenho uma conta manutencao@dominio; posso ter vários usuários para esta conta ou vários usuários podem acessar esta conta?

    Ou tenho que ter um email para cada usuário ?

    Grato

  69. Thiago boa tarde,

    Não consigo configurar meu Gateway de e-mail, esta tudo certo como você mencionou, o cadastramento da conta é realizado com sucesso, porém quando coloco para receber e-mails. aparece conexão falhou se puder me ajudar agradeço.
    Belo site parabéns

  70. Thiago,
    Fiz e refiz várias vezes todos os passos , e continua com os erros : endereço de email: email invalido
    qdo atualizo e conexão falhou ao clicar em Receber Chamados…

    não sei mais o que fazer , se puder me auxiliar

    já tentei o hotmail como enviei anteriormente.
    to desistindo de usar o GLPI.

  71. @a href=”#comment-1210″ rel=”nofollow”Thiago Passamani/a: Opa é postfix, mas já tentei com Gmail e outros também não vai,

  72. Thiago,

    tentei usar meu servidor interno e não consegui.
    É possível usar o pop Hotmail ?
    Tentei e deu erro : Endereco de email: email inválido
    qual o problema ? ou falta algum detalhe que passou despercebido.

    criei dessa forma :

    Ativo = S
    Servidor = pop3.live.com
    opção de conexao POP SSL
    porta : 995
    usuario: marcio_ferro@hotmail.com
    senha : *******

    a

  73. @a href=”#comment-1215″ rel=”nofollow”Thiago Passamani/a: Descobri depois de postar o comentario/questionamento, que o problema de login não era em relação a senha do usuário e sim devido a falta de permissão do usuário logar no server AD, cada usuário que criamos colocamos permissão somente na estção X por exemplo, a unica forma que loga no Glpi um usuário comum é com permissão no server, ainda não encontrei uma forma pra tratar isso. Mas inicialmente vamos utilizar os chamados sendo criados pelos próprios técnicos, por um periodo de adequação.

    Grato pela Atençao
    Eder Borba

  74. Bom Dia,

    Já li diversos artigos teus sobre GLPI, e estamos implantando aqui no Setor de TI do IFFarroupilha no RS.
    Vamos colocar em uso está semana já, estou com uma dúvida e ainda não consegui encontrar uma forma de criar uma “Ação Automática” para sincronizar os usuários do AD sem a necessidade de faze-lo manualmente. Pois usamos aquela politica de alterar a senha mensalmente no AD, e imagino que irá dar problema com os usuários que irão alterar a senha e depois tentar logar no GLPI.
    Existe alguma ação automática ou plugin que faça isto? Sincronize o AD e o GLPI automaticamente?
    Muito Obrigado.

    Eder Borba

  75. Olá, primeiramente gostaria de agradecer sua iniciativa de compartilhar informações, estou com o seguinte probleminha, instalei o GLPI a versão 0.83.4, mas ao configurar o gateway de email, sempre é exibido a informação “conexão falhou” os dados estão todos corretos e consigo configurar com exatamente os mesmos dados em qq cliente de email. Qq outra conta que tento configurar também no GLPI dá o mesmo problema.

    Tem idéia do que pode ser?

  76. Olá,

    A configuração de email tanto por POP ou SMTP ocorreu perfeitamente, o meu problema está que em nenhum dos casos um chamado foi aberto, aparece a informação “Número de e-mails disponíveis e recebidos : 7” mas os chamados mesmo não aparecem.

    Alguém poderia me ajudar?

  77. Ola Thiago beleza cara ?!

    Seguinte, estou na versão 0.83.4 e tendo problemas com o recebimento de email gateway de e-mails que nesta versão é “Servidores de passagem de correio eletronico”
    Ao clicar no botão “Receber Incidentes de email agora” surge a msg de erro “ligação falhada”
    Minhas configuração é esta :

    Nome (Endereço de email) : glpi@DOMINIO.com.br
    Activo : Sim
    Servidor : mail.DOMINIO.com.br (O servidor começa com mail mesmo)
    Opções de ligação : POP
    Email (opções) : glpi@DOMINIO.com.br
    Porta (opcional) :110
    Parâmetro de ligação resultante : {mail.DOMINIO.com.br:110/pop}glpi@DOMINIO.com.br
    Utilizador : glpi@DOMINIO.com.br
    Senha : Apagar
    Gateway de email: Tamanho máximo para o anexo (0: não importar) :
    Comentários : nada

    Já tentei colocando só o usuario e NADA!
    #############################################
    ##############Vendo o log me retorna isso:############################

    Warning(2): imap_open(): Couldn’t open stream {mail.DOMINIO.com.br:110/pop}glpi@DOMINIO.com.br
    Backtrace :
    /var/www/html/glpi/inc/mailcollector.class.php:833 imap_open()
    /var/www/html/glpi/inc/mailcollector.class.php:403 MailCollector->connect()
    /var/www/html/glpi/front/mailcollector.form.php:72 MailCollector->collect()

    PODE ME AJUDAR AMIGÂO !!

  78. Fernando nesse caso o usuário deve ter o email cadastrado corretamente e o email que você enviou tem que ter um destinatário cadastrado para vincular. Para encontrar basta filtrar por “Origem de Requisição = EMAIL”.

  79. Boa tarde
    Fiz conforme acima as configurações, mandei um email para o GLPI, quando vou em Receber Chamados de Email mostra que recebi 01 chamado mas não encontro ele nos chamados em aberto. Aonde vejo os email recebidos via chamado, minha versão é 0.83.31

  80. Mayco sim é possível, porém quando fiz aqui na empresa tive que liberar o servidor do GLPI no Exchange para poder receber os email. Dependendo da versão não tem necessidade de fazer isso, pois é uma configuração como qualquer outro client de email. Nessa caso tente verificar as configurações que foram feitas e se funciona configurando no Outlook.

  81. @Thiago Passamani: Thiago, eu ví porém não estava funcionando nem a reza!

    Mas eu descobri o que era.. eu tinha instalado o pluguin mobile, foi só remover ele que começou a funcionar! Depois eu vi na documentação que esse plugin mobile está tendo várias incompatibilidades com as versões 80*.

    Fica aí registrado.. obrigado!

  82. Carvalho leu o post completo? Se sim lá explica que você consegue anexar o arquivo e o mesmo ficará na aba DOCUMENTOS, porém é necessário que a extensão dos arquivos esteja cadastrada no GLPI.

  83. Boa noite pessoal!

    Alguém sabe me dizer como é possível criar um chamado por email com anexo, de forma que o documento seja salvo no GLPI?

    Abraços.

  84. Pessoal vou compartilhar como resolvi o problema. São duas coisas:

    Mailgate: Esse cara vai criar as entradas no cron do GLPI. Neste caso a cada 1 minuto, se existirem e-mails novos ele manda para a cron do GLPI.

    Configurar // Ações Automáticas // mailgate
    Nome : mailgate
    Descrição : Recuperar e-mails (Receptores de mensagens)
    Frequência de execução : 1 Minuto(s)
    Status : Agendado
    Modo de execução : GLPI
    Período de execução : 0 -> 24
    Número de dias que estas logs de ação serão armazenados : 30
    Número de mensagens para recuperar : 10

    No servidor (Linux no meu caso):
    # crontab -e
    # Executa o cron do GLPI a cada 5 minutos para atualizar os chamados
    */5 * * * * /usr/bin/curl http://isildur.gr.unicamp.br/suporte/front/cron.php &>/dev/null

    Esse cara executa as ações que estão agendadas no cron do GLPI.

    Você pode acompanhar o log em:
    caminho_web/glpi/files/_log/cron.log

    Abraços e espero poder colaborar mais.
    Déo

  85. Karen respondendo as perguntas:

    Todos os usuários tem que estar cadastrados com o email correto para o GLPI registrar e “linkar” o chamado ao usuário. Para cadastrar você pode ir em “Administração > Usuários” ou fazer o cadastro usando o LDAP (AD).

    Outra coisa usa a conexão POP fica melhor ( Portas: 110 ou 995 ), teste a conta configurada no Outlook e veja se a configuração está correta.

    E essa conta tem que ser exclusiva para esse tipo de serviço.

  86. Olá, estou com o mesmo problema para abertura de chamado via e-mail: “Ligação Falhada”

    O meu é:
    XAMPP + GLPI 0.83.2 + OCS em Windows XP Prof
    Integração do GLPI + OCNG = ok (mas o OSNG pega a mesma Chave do Windows para todas máquinas da rede, mesmo sendo elas diferentes, tudo OEM; versão doosng agent v2.0.4.0 e do ocng server 2.0.5, versão do glpi 0.83.2)

    usuario e senha estão ok, meu servidor de e-mails é o web-cyradm (postfix cyrus)

    NO Glpi versão 0.83.2, os campos do “Servidor de passagem de correio eletronico) é:
    Nome (Endereço de email) : helpdesk@dominio.com.br
    Activo : Sim
    Servidor : xyz.dominio.com.br
    Opções de ligação : IMAP
    Email (opções) : (em branco)
    Porta (opcional) : (opcional, tentei com ele em branco e com 143)
    Parâmetro de ligação resultante : xyz.dominio.com.br/imap ou xyz.dominio.com.br:143/imap
    Utilizador : helpdesk@dominio.com.br (tentei também com helpdesk.dominio.com.br e somente como helpdesk)
    Senha : esta ok
    Gateway de email: Tamanho máximo para o anexo (0: não importar) : 2MB
    Comentários : teste

    E o campo “receber chamados de e-mail agora”, nesta versão é: “receber senhas de email agora”

    Todos usuários que poderão abrir chamado devem ser cadastrados no glpi?
    Aonde? Nesta parte mesmo? Em Servidores de passagem de correio eletronico (antigo gateway de e-mail)?

    Enviei um email para helpdesk@dominio.com.br atraves do Outlook 2010, fui no GLPI, cliquei no “receber senhas de email agora”, e o resultado foi: “Ligação Falhada”

    Pode me ajudar?

  87. Boa noite!

    Thiago, muito bom seu artigo, parabéns.

    Estou com a seguinte dúvida:

    Quando abro um chamado por email, no painel “Assistência>Chamados” sempre registra a entidade como “Entidade raíz”, mesmo configurado no usuáio uma entidade padrão diferente. No entanto, se abrir um chamado pela interface web com o mesmo usuário, é criado o chamado com a entidade correta.

    Tem alguma dica de como fazer com que o chamado por email seja registrado com a entidade em que o usuário esteja configurada?

    Abraços.

    R. Honorato.

  88. Boa tarde Thiago!!!
    Estou com a ver.0.80.7 do GLPI.
    A questão é a seguinte: Criei 4 grupos no GLPI, sistemas.ead ,redes.ead.ava.ead, para cada grupo desse eu criei um e-mail onde eles receberão seus respectivos chamados\”senhas”, e criei um outro e-mail por nome chamadosti.ead por onde os e-mail’s de respostas aos chamados são enviados.
    Gostaria de sua ajuda de como fazer para que cada grupo possa receber seus respectivos e-mail’s .
    Parabéns pelo site!!

  89. Boa tarde Thiago!!!
    Estou com a ver.0.80.7 do GLPI.
    A questão é a seguinte: Criei 4 grupos no GLPI, sistemas.ead ,redes.ead.ava.ead, para cada grupo desse eu criei um e-mail onde eles receberão seus respectivos chamados\”senhas”, e criei um outro e-mail por nome chamadosti.ead por onde os e-mail’s de respostas aos chamados são enviados.
    Gostaria de sua ajuda de como fazer para que cada grupo possa receber seus respectivos e-mail’s .
    Parabéns pelo site!!

  90. Olá Tiago. fiz uma atualização em meu glpi e depois disto a maioria dos e-mails para receber tenho que clicar em Lista de emails não importados, e não sei como resolver isso. Pode nos auxiliar?

  91. Alessandro seu você utiliza Linux (Debian ou Ubuntu): apt-get install php5-imap e se utilizar o Windows você tem que liberar a extensão no php.ini

    ;extension=php_imap.dll

    deixando assim:

    extension=php_imap.dll

    E depois reinicia o serviço ou a maquina e tente novamente.

  92. Boa Tarde Thiago Passamani:

    Estou tentado usar a opção de receber notificações de chamos pelo o email, mais quando eu sigo o passo-a-passo que vc mostrou mostra sempre esse menssagme: Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP.
    Como faço pra compiliar o PHP com suporte a IMAP? estou precisando muito usar essa função.

    Desde Já
    Agradeço

  93. cara, to com o mesmo problema do meu amigo aí em cima.

    Ta tudo certinho mas na hora que eu clico no botão, da ” conexão falhou ”
    e eu não recebo nada, a conta ta configurada certinha.

    ta com pop, usuario, senha, porta visto e revisto mais de 50 vezes e nada de conecta…
    (no webmail eu logo normalmente.)

    alguem ja tem uma solução pra isso?
    aqui estamos usando linux, red hat se eu não me engano GLPI 0.80.7 + OCS

  94. Thiago, já tentei tudo que foi falado aqui e não consegui resolver, tem algum per-requisito tanto no servidor que roda o glpi quanto no servidor que roda o e-mail
    eu uso squirremail rodando no centOS

  95. Então Thiago, a conta ja foi criada, ja esta desta forma, exclusivamente só para o glpi, porém, quando envio um e-mail pra conta glpi@exemplo.com.br e vou testar, clicando em receber chamados de e-mail agora, diz que a conexão falhou. O que poderia ser?
    Já la nas Notificações em Configuração dos alertas e follow-ups por e-mail eu consigo enviar um e-mail de teste para o administrador.

  96. Bom dia,

    Então Thiago, você sabe dizer se tem como configurar o glpi para abrir um chamado por e-mail baseado nas informações abaixo, como ja haviamos conversado?

    O servidor do glpi tem acesso ao e-mail. E o servidor de e-mail é contratado, hospedado na internet.

    No aguardo.
    Att,

  97. Cristiano tem que ver se o seu servidor de email (Exchange, Zimbra, Postfix, Gmail ou etc), pois a configuração não é a mesma para todos e também tem que ver se o seu servidor onde o GLPI está hospedado tem acesso a ele.

  98. Ola Thiago,

    Cara, não estou conseguindo configurar o gateway de e-mail para abrir um chamado via e-mail. Da o seguinte erro ” conexao falhou “, fiz todo o processo do seu tutorial, que por sinal é otimo, mas não consigo. A conta de e-mail exclusiva para o recebimento do e-mail de registros dos chamados, ela tem que estar agregada a um usuario junto com o AD? Ou so precisa mesmo da conta criada de e-mail?

  99. Bom dia Thiago, parabéns pelo site, estou resolvendo muitas dúvidas através dele.
    Uma dúvida que não consegui resolver pelo site foi que o meu MAILGATE não tem a opção de ficar como executando, e sim apenas as opções de AGENDADO e DESABILITADO, por isso tenho que fazer esse procedimento manualmente. Sabe como posso fazer para deixa-lo como executando e receber os emails automaticamente?

  100. O mailgate deo meu GLPI não tem a opção de ficar EXECUTANDO, apenas AGENDADO e DESABILITADO, sabes como posso fazer para coloca-lo para fazer a verificação automática?

  101. Anderson veja se essas extensões estão iguais no seu PHP.ini

    extension=php_bz2.dll
    extension=php_curl.dll
    ;extension=php_dba.dll
    extension=php_mbstring.dll
    extension=php_exif.dll
    ;extension=php_fileinfo.dll
    extension=php_gd2.dll
    extension=php_gettext.dll
    ;extension=php_gmp.dll
    extension=php_imap.dll
    ;extension=php_interbase.dll
    extension=php_ldap.dll
    ;extension=php_mssql.dll
    ;extension=php_mysql_mysqlnd.dll
    extension=php_mysql.dll
    ;extension=php_mysqli_mysqlnd.dll
    extension=php_mysqli.dll
    ;extension=php_oci8.dll
    ;extension=php_pdo_firebird.dll
    ;extension=php_pdo_mssql.dll
    ;extension=php_pdo_mysql_mysqlnd.dll
    extension=php_pdo_mysql.dll
    extension=php_pdo_odbc.dll
    ;extension=php_pdo_pgsql.dll
    extension=php_pdo_sqlite.dll
    ;extension=php_pdo_sqlite_external.dll
    ;extension=php_pgsql.dll
    ;extension=php_pspell.dll
    ;extension=php_shmop.dll
    ;extension=php_snmp.dll
    extension=php_soap.dll
    extension=php_sockets.dll
    extension=php_sqlite.dll
    extension=php_sqlite3.dll
    ;extension=php_sybase_ct.dll
    ;extension=php_tidy.dll
    extension=php_xmlrpc.dll
    
  102. Thiago, bom dia!

    Agradeço seu site, tem me ajudado muito!
    Estou com problemas com relação ao topico!
    Server-test: Windows xp pro – xampp – apache 2.2.17 – mysql 5.5.8 – php 5.3.5 – pear 5.10.1 e GLPI 0.80.5.

    Realizei todas as configurações! Se clicar em Receber dentro de Gateway de e-mail, eu recebo e cria o f.up!!! Na Execução automatica, esta configurado de 1 e 1 minuto, agendado, Glpi, 0 ate 24, log 30 e 10 mensagens!

    Não executa a tarefa, se eu clicar em executar ai sim, automaticamente não!

    Tem alguma dll no apache ou php ou mysql ou pear para execultar?

    Padrão de data no windows influencia?

    A data do meu Server-test estava 28/10/2011 hh:mm, coloquei 2011-10-28 hh:mm, este é o caminho ou não tem nada a ver?

    Agradeço

    Anderson

  103. bom dia, parabéns Thiago Passamani pelo tutorial gostaria de uma ajuda sua se não for muito incômodo, e que no meu glpi na opção Gateway de e-mail esta exibindo a seguinte mensagem: Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP como posso resolver esse problema desde já agradeço pela atenção.

  104. ola Thiago -help-me pls / fiz passo a passo no gateway de e-mail deu este erro: conexão falhou!
    porfavor me ajude, podemos realizar acesso remoto ou outros tipos de contato…

    desde ja grato!
    no aguardo

  105. Boa noite!

    Veja se pode me ajudar,
    estou com o glpi 0.80 e a seguinte configuração no gateway de e-mails:

    Servidor: mail.polosolution.com.br
    Opção de Conexão: pop
    Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX): INBOX.
    Porta (opcional): 110
    Usuário: suporte@polosolution.com.br
    Senha: verificada funcionando corretamente.

    Ao tentar sincronizar aparece a mensagem “conexão falhou” .. até com uma conta POP.

    alguma dica ?

    Uso Localweb

  106. Boa Tarde Thiago,
    Gostaria de ver se você pode me ajudar, criei uma entidade Desenvolvimento, como filhas criei TI e Automação. Cada entidade tem uma regra pra entrar email pra determinada entidade.

    Criei dois gateways um pra receber email para TI e outro automação, mas quando recebo os emails, os chamados entram todos em uma entidade só. Como se estivesse usando somente uma das regras.

    Atenciosamente

  107. em cada entidade coloquei a Regra para atribuição um chamado criado através de um receptor de e-mail, porém uma entidade está recebe chamado atraves de um dos gateway, já o outro diz q não foi possivel localizar a pagina, quando clico em receber email.

  108. Criei duas entidades no meu sistema Glpi, Configurei um servideor de email e dois gateway de e-mail, so muda a conta de email em ambos.. Porém se um funciona o outro não. poderia me dar alguma dica?

  109. Eu configurei e funcionou direitinho.. funcionou 2 dias e agora ele nao faz mas automaticamente, somente se eu executo manual…

    o que pode ser?

  110. Bom dia Thiago,
    aqui depois que configuramos para receber notificações via email, não consigo conectar nenhum usuario do AD, informando a mensagem “Impossibilitado de conectar ao diretório LDAP”, e quando tento me autenticar com o proprio glpi, ele não tem previlégios administrativos
    valeu, agradeço por qualquer ajuda .

  111. Bom dia Thiago,
    aqui depois que configuramos para receber notificações via email, não consigo conectar nenhum usuario do AD, informando a mensagem “Impossibilitado de conectar ao diretório LDAP”, e quando tento me autenticar com o proprio glpi, ele não tem previlégios administrativos
    valeu, agradeço por qualquer ajuda .

  112. @Diego Romano você precisa instalar se for no Linux (apt-get install php5-imap) e se for no Windows liberar a extensão ;extension=php_imap.dll retirarndo o ; no arquivo php.ini e depois reiniciando o serviço do Apache. Assim será liberado.

  113. Thiago, muito obrigado pelos tutoriais que vc coloca no seu blog… são minha salvação… rs

    Véio, preciso de um help seu… qdo tento colocar o Gateway ele informa o seguinte:
    “Gateway de e-mail
    Seu PHP foi compilado sem suporte a IMAP”.
    E não possibilita adicionar um novo, o botão de adicionar fica desabilitado.

    Obrigado novamente,
    Diego Romano

  114. Ola Thiago, parabens pelo tuto me ajudou a colocar em funcionamento.

    Porem só esta funcionando a abertura de tickets automatico para os usuarios que tem cadastro, verifiquei que ele tem o campo Regras para Receptor de E-mail onde podemos permitir alguns campos, mas fiz e refiz todo tipo de teste mas nao funciona se o e-mail nao estiver cadastrado como usuario, voce tem uma luz para me dar?

    Obrigado

  115. Ola Thiago, parabens pelo tuto me ajudou a colocar em funcionamento..

    Porem só esta funcionando a abertura de tickets automatico para os usuarios que tem cadastro, verifiquei que ele tem o campo Regras para Receptor de E-mail onde podemos permitir alguns campos, mas fiz e refiz todo tipo de teste mas nao funciona se o e-mail nao estiver cadastrado como usuario, voce tem uma luz para me dar?

    Obrigado

  116. Ola Thiago, parabens pelo tuto me ajudou a colocar em funcionamento.

    Porem só esta funcionando a abertura de tickets automatico para os usuarios que tem cadastro, verifiquei que ele tem o campo Regras para Receptor de E-mail onde podemos permitir alguns campos, mas fiz e refiz todo tipo de teste mas nao funciona se o e-mail nao estiver cadastrado como usuario, voce tem uma luz para me dar?

    Obrigado

  117. @Adilson M S Junior: Você precisa instalar dois pacotes “sudo apt-get install php5-ldap php5-imap” para resolver seu problema. Ok?

    Depois de instalado, veja se irá funcionar e poste aqui se funcionou.

  118. Caro amigo, venho pedir sua ahuda com relação ao GLPI.
    Eu instalei em uma maquina ubuntu 10.10 desktop e peguei uma maquina win xp no meu dominio. fui tentar cadastrar para começar a ter meu inventário de rede.
    sendo que quando vou no menu setup/authentication aparece a seguinte.

    “external authentications
    setup authenticatications como um link em cor verde
    The LDAP extension of your PHP parser isn’t installed
    impossible to use LDAP as external source of connection
    Your PHP parser was compiled whitout the imap funcitions
    impossible to use IMAP/POP as external source of connection

    Da pra dar uma ajuda..

    Grato pela atenção

  119. Blz Thiago, executei o procedimento documento por vc, no passo em que ele conecta no e baixo o email ele não abri um novo chamado, ele conecta e consegue verificar mas retorna a mensagem “Número de e-mails disponíveis e recebidos 1” e nã o abre o ticket tem mais alguma configuração a ser realizada?

  120. Thiago, beleza?

    cara estou tentando configurar a abertura de chamados por e-mail no Exchange de um cliente, porém lá não trabalhamos nem com POP e nem IMAP (servidor interno). Teria alguma dica neste caso?

    abs

  121. @Anderson William: O GLPI suporta sim contas EXCHANGE. Você pode fazer um teste com outro conta tipo: GMAIL ou HOTMAIL só para teste, pois pode ser o servidor que está barrando.

  122. @Thiago Passamani:

    Thiago, o servidor existe sim ..
    estou com a conta configurada e funcionando no MS Outlook 2007. a porta utilizada tbm esta correta. Mesmo com SSL 993 acontece o mesmo problema.
    O Servidor é externo, não tenho acesso aos logs.
    :/ to aqui desde 13hrs tentando fazer funcionar :/

    mais dicas amigo ??????? obrigado pelo retorno!

  123. Thiago,
    Boa noite!

    Veja se pode me ajudar man,
    estou com o glpi 0.80 e a seguinte configuração no gateway de e-mails:

    Servidor: imap.SERVIDOR.com.br
    Opção de Conexão: IMAP
    Arquivo de mensagens (opcional, geralmente INBOX): INBOX.
    Porta (opcional): 143
    Connection string: {imap.SERVIDOR.com.br:143/imap}INBOX.
    Usuário: helpdesk@SERVIDOR.com.br
    Senha: verificada funcionando corretamente.

    Ao tentar sincronizar aparece a mensagem “conexão falhou” e as vezes HTTP error.
    Já tentei de tudo .. até com uma conta POP.

    alguma dica ?

    forte abraço!

  124. Thiago, meus parabéns pelo site e pelas informações.
    Configurei o mailgate e está funcionando perfeitamente. A minha pergunta é: quando envio um e-mail e retorna a informação para o requerente com um outro e-mail contendo a descrição do chamado. só que o anexo não é enviado. Quando eu uso a aplicação e crio um chamado anexando algum arquivo ele também não envia o anexo. Também não informa por e-mail que existe um anexo. Como fazer para este anexo ir no e-mail ou então informar que há anexo no chamado?

  125. Thiago, obrigado pela informação, fiz outros testes e realmente consegui fazer a comunicação, só outra dúvida: Está nova versão do GLPI não tem a opção de importar os dados do OCS Inventory? ou devo habilitar alguma função? Abraços

  126. Olá!

    Tenho o GLPI versão 0.78.2 instalado em um servidor com win 2003. Já adicionei alguns componentes como placa-mãe e placa de rede, mas não consigo relacionar os componentes processador e memória a algum micro já cadastrado.

    Alguém pode me ajudar a resolver?

  127. @Paulo Araujo Obrigado pelos elogios e agradeço à todos que partilham seus conhecimentos aqui também.

    Com relação a opção de abertura de chamados por e-mail, para enviar o usuário necessita está cadastrado no GLPI com um e-mail válido e só assim é possível vincular o conteúdo do e-mail enviado para o email de recebimento do GLPI ao chamado.

  128. Fala Thiago, primeiro parabéns pelos tutos, teu site está show de bola.
    Estou com o GLPI 0.78.2 e estou tentando configura-lo para o envio de e-mail porém não aparece a imagem de que o email foi enviado com sucesso. ele lista os e-mails da caixa, porem não gera o chamado. Sabe se há alguma diferença entre as versões? outra dúvida, este e-mail deve ser obrigatoriamente o do cliente? ou posso cadastrar qualquer e-mail desde que esteja igual no cadastro do GLPI? Abraços

  129. Problema resolvido, depois de ler muito o log, percebi que em meu Exchange Server não estava deixando o usuário passar, solução:

    Em Usuário, deixar apenas alias, sem dominio.

    Uma coisa tão simples, pena que o usuário tem que ser cadastrado no GLPI para abrir chamado, se ele aceitasse chamado sem login =D

  130. Thiago, boa noite.

    Infelizmente ainda não arrumei solução para meu problema, tem alguma dica?

    Só encontrei no forum para atualizar a versão do PHP, mas já até fiz downgrade e nada.

  131. Olá Thiago,

    Finalmente consegui realizar o processamento dos emails automaticamente e gerar os chamentos em seguida

    Para isso tive que apagar o conteudo da pasta “..\glpi\files\_cron”

    Dentro dela havia um arquivo “mailgate.lock” que acho que era o causador do bloqueio.

    Muito obrigado por sua atenção.

    att

    Edson Vidal

  132. Thiago,

    O usuário e senha está ok, já tentei com o usuário dos followups e até o meu que sou domain admin.
    A versão do php que estou usando é essa:

    PHP Version 5.2.10-2ubuntu6.7

    Já tentei tirar o no-tsl, deixar todas opções ligadas, desligadas.
    Acho que é algo no meu PHP pois nos celulares funciona tanto imap quanto pop.
    Já refiz a instalação em uma máquina virtual, mas instalei o PHP via apt-get, vou ver se baixando o pacote manualmente a coisa melhora, fora isso alguma sujestão?
    Segue as configurações:

    http://img828.imageshack.us/img828/2640/erroemail.jpg

  133. Olá Thiago,

    Sim já fiz e infelismente não deu certo.

    Acredito que seja algum problema(no banco de dados) com a atualização que fiz do glpi.

    Pois fiz uma instação nova com um novo BD e aparentemente está normal.

    Nos link´s abaixo está a configuração comparativa das 2 instâncias.

    Tentei até mudar diretamente na tabela “`glpi_crontasks`” id “9” campo “state” de “2”(valor antigo) para “1” mais não deu certo.

  134. Oi Thiago,

    Eu estava somente com um ambiente em Linux.

    Criei um novo(Teste) um Windows e verifiquei que a extensão esta liberada sim.

    Você tem alguma sugestão.

    Obrigado.

    Edson Vidal

  135. Bom dia Thiago,

    Eu utilizo o GLPI 0.78.1 e estou tentando alterar um campo da lista de tags, ou seja, o conteúdo da notificação por email que é enviado quando abrimos ou fechamos um chamado. Não só nestes campos possuiem palavras em inglês como em outros também, neste preciso alterar exatamento o campo “closing date”.

    Voce tem alguma idéia de onde podemos encontrar esta lista de tags para pode traduzir determinados campos?

    É de muita valia as informações aqui no seu site, ajuda a discutirmos temas importantes do GLPI.

    Abraços

  136. Olá Thiago,

    Segui os passos descritos acima, porém nas opções “Ações Automáticas” o status do registro “maitgate” está como “Bloqueio do sistema”.

    Estava com a versão 0.78 e atualizei para 0.78.1.

    Você tem alguma sugestão ?.

    Obrigado

    Edson Vidal

Os comentários estão desativados.