Idéias com Brainstorming

Primeiro, o que é Brainstorming?

Segundo o site Wikipédia o Brainstorming ou Tempestade Cerebral é  mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

Em que pode ser utilizado o brainstorming?

  • Desenvolvimento de novos produtos – obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
  • Publicidade – desenvolver idéias para campanhas de publicidade.
  • Resolução de problemas – consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
  • Gestão de processos – encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção.
  • Gestão de projetos – identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
  • Formação de equipes – geração de partilha e discussão de idéias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe.

Como utilizo o brainstormig?

Na prática este método é importante não só para trabalho em grupo, mas também para a nossa vida e pode ser utilizado individualmente. Por vezes procuramos nova idéia/solução e simplesmente não sai nada. Então o melhor a fazer é sair, tentar esquecer o assunto naquele momento, pois mais tarde quando menos esperar vem uma idéia ou uma simples palavra/frase. E nesse caso logo corro para anotar a idéia no caderno para ter uma base e assim abrindo espaço para outras idéias.

Assim que tenho encontrado uma forma mais fácil de trabalhar e desenvolver meus sites, projetos pessoais e resolver alguns problemas. Últimamente adotei um caderno e uma caneta que estão sempre comigo, assim não perco nenhuma idéia repentina.